Repúblicas garantem a festa de Ouro Preto e chuva atrapalha a de Mariana

Alberto Ribeiro - Do Hoje em Dia - Enviado Especial
01/03/2014 às 17:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:22
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

OURO PRETO E MARIANA - Pivô de várias polêmicas com a justiça, que proibiu e depois liberou as hospedagens pagas, as tradicionais repúblicas de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, ditaram o ritmo do carnaval da histórica cidade neste sábado (1º).

Por todos os lados, turistas de vários cantos do país se esbaldaram com os blocos de ruas, a maioria deles organizados pelas repúblicas estudantis. Dentre os mais conhecidos que animaram a galera durante todo o dia, estavam a Bandalheira, o Bloco do Caixão e o Zé Pereira do Clube dos Lacaios.

“Não tem carnaval melhor do que em Ouro Preto. Isso aqui é bom demais”, crava o estudante Matheus Feistawer, que veio direto de Curitiba para curtir a folia na cidade. Ele e outros 40 amigos, que também vieram da capital paranaense, ficaram hospedados em uma república no local.

No fim do ano passado, a Justiça Federal de Minas Gerais determinou que estava proibida a cobrança de estadias pelas repúblicas ligadas à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A proposta foi feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais, que alegava concorrência irregular. Em janeiro, no entanto, foi autorizado que os locais recebessem hóspedes.

A alegação foi de que os cerca de 3,5 mil leitos disponíveis na cidade não seriam suficientes para atender aos turistas que chegariam à cidade histórica no carnaval, estimados em 75 mil.

Apesar disso, muitos estudantes alegaram que perderam hospédes por conta do imbróglio judicial. O Carnaval das repúblicas é preparada com quase um ano de antecedência. Em média são cobrados R$ 800 para uma hospedagem de cinco dias, o que pode gerar uma renda de até R$ 7 mil. O dinheiro arrecadado tem que ser usado para reforma nos casarões.

Para domingo, Ouro Preto terá sua maior atração - o show da funkeira Anitta, a partir das 13 horas, com estimativa de um público, segundo os organizadores de 6.500 pessoas.

Chuva atrapalhou

Em Mariana, na mesma região, a forte chuva que caiu durante a tarde deste sábado fez com que muitos foliões ficassem em casa. Mas isso não atrapalhou a festa, movimentada pelo tradicional bloco dos Farrapos, que há mais de duas décadas garante a alegria dos baladeiros na primeira capital de Minas Gerais. .

A organização da folia em Mariana, que esse ano encarnou o futebol como o principal tema, em menção a Copa do Mundo, que será disputada em junho, no Brasil, estima que 50 mil pessoas deverão passar pelo local.

À noite, o cantor de axé, Alexandre Peixe, balança as estruturas da cidade. Por decisão decisão judicial expedida na última sexta-feira (28), foi proibida a cobrança de ingresso aos shows promovidos pelo município.

No domingo,, a grande atração será a apresentação do cantor sertanejo Gusttavo Lima.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por