Josué Alencar surge como possível candidato do PMDB à prefeitura de BH

Bruno Moreno - Hoje em Dia
24/08/2015 às 06:49.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:28
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Em busca de um nome que agrade ao eleitorado belo-horizontino na disputa à Prefeitura de Belo Horizonte, o PMDB discute a possibilidade de lançar a candidatura do empresário Josué Alencar, filho do falecido vice-presidente José Alencar.

O partido já tem dado indicativos de que quer ter candidato próprio. Seja na cabeça de chapa, seja em coligações com outros partidos, como o PT, ou mesmo em uma chapa “puro-sangue”. Nomes como o do secretário estadual de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, já circularam nos bastidores como possíveis concorrentes.

O presidente estadual do PMDB, Antônio Andrade, que é vice-governador de Fernando Pimentel (PT), confirmou que o nome de Josué tem ganhado força, mas a definição deverá ser tomada até abril do ano que vem.

“Formamos uma comissão provisória. Vamos fazer uma pesquisa. O nome que atender melhor à população de Belo Horizonte será o nosso candidato. Pode ser o Josué, pode ser algum nome da comissão. Mas nós vamos ter candidato próprio”, confirmou.

O deputado estadual Durval Ângelo (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, vê com bons olhos o nome de Josué e uma possível repetição da parceria em âmbito municipal. “Um nome muito simpático, não tem cara partidária”, avalia.

De olho no futuro

O deputado fala como liderança estadual, pensando nas próximas eleições estaduais. “Da disputa para a prefeitura de BH sai o adversário do governador Fernando Pimentel em 2018”, afirmou.

Atualmente, está em tramitação no Congresso Nacional o fim da reeleição. Mas, se aprovada, a mudança não valerá para os prefeitos e governadores eleitos em 2012 e 2014 e, por isso, Pimentel poderá ser o último governador reeleito em Minas Gerais.

Já o vereador Pedro Patrus (PT), líder da bancada do partido na Câmara Municipal, avalia que é importante pensar em 2018, mas também nas implicações que as eleições trazem para a capital. “É preciso que os setores mais progressistas retornem”, avalia.

Pedro concorda que Josué Alencar é um bom quadro, mas ressalta que o PT também tem políticos com amplitude para formar parcerias. “É um bom nome, forte. O PMDB é da base aliada e no começo do ano que vem vamos intensificar essa conversas”.

A última vez que o PT foi cabeça de chapa e venceu a disputa na capital foi em 2004, quando Fernando Pimentel foi reeleito.

Segundas eleições

Esta seria a segunda disputa eleitoral de Josué. Ano passado, ele concorreu a uma vaga no Senado, mas ficou em segundo lugar, com 40,18% dos votos, atrás de Antonio Anastasia (PSDB). N[/TEXTO]o Estado, Josué somou 3.614.720 votos, sendo 304.143 na capital. Anastasia, um possível concorrente à prefeitura, alcançou 5.102.987 votos em Minas e 757.973 em BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por