Jihadistas tomam 48 reféns no consulado turco de Mossul, incluindo o cônsul e crianças

AFP
11/06/2014 às 12:05.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:58
 (STR/AFP)

(STR/AFP)

Combatentes islamitas atacaram nesta quarta-feira o consulado turco da cidade iraquiana de Mossul e tomaram 48 reféns, entre eles o chefe da missão diplomática, informou um funcionário do governo turco.

"Quarenta e oito cidadãos turcos, entre eles o cônsul, membros da comitiva, equipes de operações especiais e três crianças foram sequestrados", afirmou o funcionário à AFP. "Todos estão bem", acrescentou.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou nesta quarta-feira uma reunião de emergência com o vice-primeiro-ministro e o chefe dos serviços secretos, segundo a mesma fonte. Um funcionário da polícia iraquiana, que pediu o anonimato, declarou à AFP que um dos sequestradores informou que os jihadistas interrogavam o cônsul, seus adjuntos e seus seguranças, e que transferirão o chefe da missão diplomática "a um local seguro".

"Nossas informações apontam que os diplomatas foram levados ao quartel-general do EIIL em Mossul", confirmou o funcionário turco. Ao menos 28 caminhoneiros turcos estão desde terça-feira nas mãos dos combatentes jihadistas, que tomaram o controle de Mossul, segunda cidade do Iraque.

Toda a província de Nínive (norte) também é controlada por este grupo radical.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por