Nome tucano ao governo sairá no dia 17 de fevereiro

Patrícia Scofield - Hoje em Dia
22/01/2014 às 07:00.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:30
 (Agência Câmara)

(Agência Câmara)

O PSDB vai apresentar o nome escolhido pelo senador e presidenciável Aécio Neves para disputar o governo de Minas no dia 17 de fevereiro, em um ato com lideranças nacionais, em Belo Horizonte. Não estão descartadas as presenças de tucanos paulistas, como o governador Geraldo Alckmin, e parlamentares federais.


“Vai ser uma arrancada muito forte e políticos de expressão nacional vão ter um significado muito grande. Como o Congresso Nacional já terá retomado as atividades, o evento deverá ser na segunda ou na sexta-feira da terceira semana de fevereiro, possivelmente no dia 17”, conta o presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana.


Até lá, os dois nomes colocados, o de Marcus Pestana, e o do ex-ministro Pimenta da Veiga, vão passar a imagem de “união”, enquanto o primeiro viaja o Estado e acompanha a movimentação no terreno do principal adversário, até então, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT).


Na última terça-feira (21), por exemplo, mesmo com a agenda cheia de compromissos partidários em Lavras, Ubá, Leopoldina e Almenara, para tratar das bases da campanha eleitoral, o tucano recorreu à rede social Twitter para criticar a presença de Pimentel na solenidade de entrega de caminhões-pipa em Montes Claros, no início dessa semana.


Conversa


Na noite da última segunda-feira, Pestana e Pimenta teriam reiterado, durante um jantar em um restaurante na Região Centro-Sul da capital, que até que seja conhecida a decisão de Aécio e do governador Antonio Anastasia (PSDB) sobre os rumos da pré-campanha, o clima será de “parceria”. “Tive uma longa conversa com Pimenta. Fizemos um balanço. Não dá disputa entre eu e ele. Temos uma convivência desde 1986 e uma afinidade político-ideológica muito grande”, afirma o deputado.


Apesar do discurso de “evitar gesto unilateral” para a escolha do nome, fala-se, nos bastidores, que Pestana teria sido designado pela cúpula tucana para percorrer o interior de Minas, costurar a capilaridade no Sul do Estado, especialmente no Norte, Sul de Minas e na Zona da Mata, para tirar o ‘foco midiático’ do provável candidato, Pimenta da Veiga.


Com uma caravana batizada de “Unir para vencer, vencer para avançar”, o parlamentar tem conduzido reuniões para “discutir o Estado e o Brasil”. Pela rede social Twitter, Pestana já tem recebido o apoio de lideranças dessas cidades.


Por outro lado, Pimenta da Veiga parece optar pela discrição, longe das redes sociais. Procurado pelo Hoje em Dia, ele não atendeu às ligações da reportagem, na última terça-feira (21).
 

Chapa quase definida


No início deste mês de janeiro, Aécio Neves acertou a saída do governador Anastasia do governo e o lançamento de sua candidatura ao Senado. O senador tucano esteve também com os pré-candidatos a suceder Anastasia – Pimenta da Veiga e Marcus Pestana –, para argumentar que a candidatura do segundo seria o “melhor” para o projeto dos comandos nacional e mineiro do PSDB.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por