Dione Afonso/Hoje em Dia
Carros apodrecem no pátio da polícia em Montes Claros
Pátio da PF de Montes Claros, onde carros apreendidos que poderiam ser leiloados estragam com a ação

Enquanto aguardam determinação da Justiça, dezenas de carros apreendidos pela Polícia Federal de Montes Claros, Norte de Minas, se deterioram a céu aberto. A situação dos bens levou o Ministério Público Federal (MPF) a abrir uma investigação para apurar o tamanho do dano ao erário.
 
Grande parte dos carros foram apreendidos pelas justiças estadual e federal como meio de recuperar patrimônio público roubado.
 
Em visita ao pátio da delegacia, o Hoje em Dia constatou que os veículos ficam expostos sem qualquer cobertura e que muitos deles estão empoeirados e com a lataria danificada pelo tempo. Não se sabe quantos automóveis estão no local. 
 
A procuradoria também propõe aos responsáveis pelos processos promover a alienação antecipada dos bens. Agora cabe aos juízes deferir os encaminhamentos.
“Solicitamos o levantamento da quantidade de carros e pedimos aos órgãos do Ministério Público estadual que nos coloquem a par da situação dos processos que envolvem esses veículos”, declarou o procurador membro do grupo de controle externo da atividade policial da Procuradoria da República em Minas Gerais, Marcelo Malheiros.
 
Leilão
 
De acordo com o procurador, já foi aberta licitação para contratar um leiloeiro para dar fim ao impasse dos veículos. “Antes tínhamos um problema de ordem prática, pois estávamos sem leiloeiro. Agora a Polícia Federal conseguiu contratar um. Podemos fazer essa alienação por meio do leiloeiro”, declarou Malheiros destacando que o problema não é exclusivo da PF de Montes Claros.
 
Segundo o procurador, o destino desses bens pode ter diversas finalidades para o Estado. “Muitos no pátio de Montes Claros foram apreendidos por crimes de tráfico, ligado à Justiça estadual. Esses carros podem ser alienados e seu valor revertido para o estado em várias finalidades”. 
 
O Hoje em Dia tentou contato com a PF na cidade, mas não obteve retorno.