Longe da altitude, Equador duela com Suíça na abertura do Grupo E

Gazeta Press
15/06/2014 às 07:53.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:00
 (Fabrice Coffrini e Pablo Cozzaglio)

(Fabrice Coffrini e Pablo Cozzaglio)

Abrindo o Grupo E, Suíça e Equador se enfrentam neste domingo (15), às 13 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em sua décima participação em Mundiais, a seleção da Suíça é conhecida por sua defesa sólida e se classificou para a Copa de maneira invicta, com sete vitórias e três empates. Já o Equador está apenas em sua terceira participação na competição, e aposta na velocidade do time e nas jogadas de linha de fundo para avançar na fase de grupos.

Cabeça-de-chave, a Suíça venceu os dois amistosos preparatórios para a Copa sem levar gols: venceu a Jamaica por 1 a 0 e bateu o Peru por 2 a 0. Os destaques da equipe são o defensor Philippe Senderos, que atuou em 2006 e 2010, e o meia Xherdan Shaqiri, que atua pelo Bayern de Munique.

No último ano de sua carreira, o técnico da seleção suíça Ottmar Hitzfeld fez mistério sobre a escalação. "Nós estamos na Copa do Mundo. Porque permitir que o adversário e a imprensa saibam a composição da minha equipe?", questionou. O treinador fez questão de elogiar os adversários e reconheceu as habilidades individuais do Equador. "É uma equipe bem organizada e tecnicamente própria, com jogadores de habilidade ofensiva, como Antonio Valencia, Montero, Caicedo, Enner Valencia e Rojas. O principal perigo é a transição entre defesa e ataque. Será, portanto, muito importante estarmos atentos para não oferecer oporuniadades de ataque", observou Hetzfeld.Desde 2011, a Suíça sofreu apenas quatro derrotas em 29 jogos. Para fazer história, a seleção quer passar das oitavas de final. "A competição dentro da equipe está se tornando mais forte. Essa equipe da Suíça é coesa, inclui os jovens jogadores que já são consolidados no exterior e ‘velhos’ que ainda estão na idade certa", acrescentou o técnico.

O Equador se classificou em quarto nas Eliminatórias, atrás de Argentina, Colômbia e Chile, deixando o bicampeão Uruguai para disputar a repescagem. No último amistoso em preparação para o Mundial, venceu por 2 a 0 o Cerâmica de Gravataí, time da Série B do Campeonato Gaúcho.

O destaque da seleção comandanda por Reinaldo Rueda é o meia Antonio Valencia, que defende o Manchester United da Inglaterra e possui qualidades como força física, agilidade e habilidade, sendo o jogador mais criativo do time. Felipe Caicedo é a referência no setor ofensivo. A equipe tem a desvantagem de jogar longe da altitude de Quito, com a qual está acostumada.

O setor defensivo da equipe recebeu críticas, mas para o zagueiro Gabriel Achiller, do Emelec, o Equador tem os melhores defensores. "Respeito todos que continuam falando da defesa, creio que a esta altura já estamos cansados de escutar. Da minha parte, estou convencido que temos os melhores zagueiros", afirmou.

Para ele, o segredo da vitória no domingo será manter a organização na defesa, não levar gols e resolver lá na frente. "Observamos alguns vídeos e jogadas deles. Acredito que estamos informados o suficiente sobre a Suíça. Além disso, tivemos amistosos com equipes da mesma linha e que têm o mesmo jogo. Tudo isso para poder fazer uma boa partida", finalizou o jogador.

Na sequência do Grupo E, a Suíça encara a França na sexta (20), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e o Equador duela com Honduras também na sexta, às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba.

FICHA TÉCNICA
SUÍÇA X EQUADOR

Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 15 de junho de 2014
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Assistentes: Abdukhamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (QRQ)

SUÍÇA: Benaglio, Schär, Lichtsteiner, Von Bergen e Senderos; Behrami, Shaqiri, Stocker, Ínler; Xhaka e Seferovic
Técnico: Ottmar Hitzfeld

EQUADOR: Banguera, Paredes, Guagua, Erazo, Bagüí; Gruezo, Valencia, Noboa e Montero; Rojas e Caicedo
Técnico: Reinaldo Rueda

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por