Tapetes de serragem colorem as ladeiras de Ouro Preto; veja fotos

Igor Patrick
ipsilva@hojeemdia.com.br
26/05/2016 às 13:51.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:37
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Ouro Preto amanheceu com panos vermelhos nas sacadas e serragem colorida pelas ruas. A cidade realizou nessa quinta-feira (26),as comemorações de Corpus Christi, festividade católica que celebra o corpo de Jesus Cristo. As ladeiras da cidade histórica foram forradas pelos tradicionais tapetes de serragem colorida, com desenhos e mensagens religiosas, decorando as ruas por onde passou uma procissão acompanhada por cerca de 350 pessoas.

A pedagoga Maria Luíza Ansaloni, de 66 anos, acordou de madrugada para adornar a rua onde mora. Nascida e criada na cidade, Maria Luíza segue a tradição desde os 8 anos de idade, quando ia buscar serragem com os pais e virava a noite criando contornos e formas nos calçamentos de pedra da cidade histórica. Mais de cinco décadas depois, a pedagoga ainda se emociona com a celebração e não desanima nem com a temperatura de 13ºC que fazia durante a manhã.

“A gente nem sente frio, vem com disposição para fazer uma homenagem a Jesus. É um momento de fé, de agradecimento às graças alcançadas”, conta. Com a filha de 24 anos também criada com o mesmo costume, mas morando em Recife, no Pernambuco, Maria Luíza já sonha passar a técnica para os netos. “Não deixo morrer. Se estiver viva, vou trazê-los pra cá e manter a continuidade do trabalho para vários anos”.

A auxiliar técnica Adriana de Fátima Resende, 41 anos, e sua filha, a estudante Nayara Resede de 21 participam da procissão anualmente. Para a estudante, o hábito é um dos poucos resquícios da tradição católica de Ouro Preto a perdurar e precisa ser preservado. “Nossa cidade é sempre lembrada pelo passado com a Igreja, é algo que quero passar para meus filhos”, diz. “Vou sempre a missa, mas procissão é especial. A Nayara herdou isso, foi criada dentro da fé católica e me acompanha desde pequena”, completa a mãe.

Leia mais:

Vindo de Curitiba, onde mora a quatro anos, a engenheira eletricista Daniele Ferreira, de 30 anos, realizou um sonho antigo. Apaixonada por cultura e católica devota, Daniele conta que sempre quis presenciar a celebração em Ouro Preto e há anos tentava conseguir tempo para vir. Com o feriado prolongado, ela saiu da capital paranaense na tarde de quarta-feira (25) e chegou cedo em Ouro Preto para fotografar os tapetes e os preparativos. “Acho essa tradição maravilhosa. Para quem é católico então, nem se fala. É a celebração do Corpo Sagrado, uma ocasião especial que inspira muito respeito na gente”, diz.

História

A celebração do Corpus Christi surgiu na Idade Média. Como a última Ceia de Jesus Cristo não é comemorada por causa do luto da Sexta-feira da Paixão, a igreja instituiu uma data específica para a instituição da eucaristia. O Corpus Christi é comemorado sempre em uma quinta, depois do domingo de Ascensão do Senhor.

Neste ano, a festividade teve tom político. Na missa celebrada durante a procissão, o Padre Danival Milagres Coelho pediu uma oração para que “o Poder em Brasília possa fazer um governo com honestidade e justiça social”. O hino do Brasil foi tocado logo em seguida.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por