Em um ano, Samarco aumentou geração de rejeitos em Mariana em 32%

Bruno Porto - Hoje em Dia
05/11/2015 às 21:56.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:21

A mineradora Samarco aumentou sua geração de rejeitos no complexo minerário de Germano, em Mariana, em 32%, ou em 5,4 milhões de toneladas métricas secas, entre material arenoso e lama. O aumento foi percebido no ano passado na comparação com 2013 e é o último dado disponibilizado pela empresa. A maior geração de rejeitos em 2014 ocorreu após quatro anos de um volume praticamente estável de material depositado nas barragens.

As informações são do Relatório de Sustentabilidade da empresa. O documento não indica as motivações desse volume maior no ano passado e não revela se as barragens estão no limite de suas capacidades.

Foram 21,978 milhões de toneladas métricas secas de rejeito de minério de ferro em 2014 contra 16.542 milhões de um ano antes. É este o “resto de produção” direcionado a duas barragens de rejeitos da companhia na unidade, entre elas a de Fundão, que se rompeu causando a tragédia de grandes proporções.

Esse aumento pode estar ligado a um volume maior de produção, uma vez que com os preços do minério de ferro em queda, as empresas estão elevando os volumes produzidos. A Samarco Mineração é controlada pelas duas maiores mineradoras do mundo – a brasileira Vale e a australiana BHP Billiton. Cada uma detém 50% do capital social da empresa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por