Novo Audi A8 impressiona em segurança e tecnologia

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
18/04/2015 às 09:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:41
 (Fotos Sérgio Melo/ Divulgação)

(Fotos Sérgio Melo/ Divulgação)

Dizem que a gente se acostuma com as coisas do trabalho, mas mesmo após trinta e poucos anos em meio aos automóveis, o A8 L (de Longo, com maior entreeixos) impressiona. Mas vamos lá, o jeito é me recompor, pegar a melhor caneta e começar logo a escrever sobre esse “estado da arte” automotivo.    Primeiro, vamos mudar o foco! Embora todo o conforto e prazer que ele oferece ao volante, nesse carro o lugar de honra é atrás. Afinal, porque se preocupar com o estresse de dirigir se você pode assistir a um filme ou trabalhar no tablet enquanto alguém cuida do volante para você?... Em geral, fico muito feliz quando falo sobre veículos que têm “sobra de espaço para os joelhos”, mas hoje isso virou “café pequeno”, no A8 L “dá para cruzar a perna com folga”.    Se preferir dirigir, ajuste a velocidade e “curta” uma massagem feita pelo banco enquanto ele acelera e freia para você. Se houver trânsito ele se mantém a uma distância segura do carro da frente. Se pararem ele para também. E pasmem, quando voltar a fluir ele arranca sozinho e vai atrás. E tem muito mais...      

O QUE É? Sedã longo tipo limusine, com 5,3 metros de comprimento (quase um compacto e meio). Comporta cinco ocupantes, mas a vocação é para quatro, o meio do assento traseiro não é anatômico. O modelo testado tem motor V6 3.0 com 310 cv, mas quem acha pouco pode escolher entre as versões V8 4.0 435 cv ou W12 6.3 500 cv.   ONDE É FEITO Alemanha   QUANTO CUSTA? Uma “pechincha”, apenas R$ 475.990. Com os quase 20 mil reais do IPVA, dá para comprar um popular seminovo.   COMO ANDA? Apesar do peso, tem ótimo desempenho, com máxima de 250 km/h e 0 a 100 em 5,9 segundos.   COM QUEM CONCORRE? BMW 750 i M e Mercedes S 500 L (foto)   COMO BEBE? Na congestionada região central de BH, fez média de 4,3 km/l, e na estrada, 10,8.   CONCLUSÃO: Muito mais que um meio de transporte, o A8 L vai além. Para você: conforto, luxo, segurança, realização e auto-estima. Para os amigos: admiração e inveja. Para os estranhos: credibilidade e respeito. Fora que você fica mais bonito (a) na hora...   MERCADO: Os concorrentes custam entre 494 e 655 mil, mas não acelere com eles para não passar vergonha. A potência de ambos é quase 50% maior.    COMPORTAMENTO: Nunca andei de nuvem, mas imagino que seja como estar nesse carro. No modo “Comfort”, silêncio total, suspensão super suave e mudanças quase imperceptíveis. Na opção “Dynamic”, ele se prepara para correr; na “Efficiency”, para economizar; e na “Auto”, se adapta sozinho à situação mas, se preferir, ajuste cada opção ao seu gosto na “Individual”.   TECNOLOGIA: Ar-condicionado 4 zonas, faróis 100% led, assentos com memória, aquecimento e ventilação, cortinas elétricas, tração 4 rodas, start stop, chave remota, suspensão a ar com altura variável, câmera de ré, detecção de pontos cegos do retrovisor, telas de entretenimento traseiras, Bluetooth, 9 air bags, entre outros.   ACABAMENTO: Interior refinado, prezando pela qualidade dos materiais.   Pontos positivos: ESPAÇO INTERNO SEGURANÇA TECNOLOGIA   Pontos Negativos: DEVOLVER APÓS O TESTE TAMANHO GPS EM PORTUGUÊS DE PORTUGAL

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por