Polícia Militar estuda usar drones no Carnaval de 2016

Sara Lira - Hoje em Dia
19/02/2015 às 16:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:04
 (PMMG/ Divulgação)

(PMMG/ Divulgação)

A Polícia Militar estuda utilizar drones no Carnaval de 2016 para auxílio da segurança pública durante as festividades. Esses equipamentos podem voar por metros com uma câmera acoplada para filmar o fotografar, e são guiados por controle remoto, o que auxilia na identificação de crimes e também no patrulhamento.

De acordo com o chefe da Sala de Imprensa da PMMG, major Gilmar Luciano, alguns drones já estão sendo desenvolvidos por engenheiros da Diretoria de Apoio Logístico da corporação e outros, que foram adquiridos, estão em teste pelas equipes.

Segundo ele, na unidade de Lavras o equipamento já é utilizado, mas para a capital é necessário uma capacidade de funcionamento ampliada.

“Para Belo Horizonte precisamos de drones com uma autonomia de voo maior, pois em um evento com 60 mil pessoas, por exemplo, é necessário um dispositivo que a bateria seja suficiente para percorrer toda a Afonso Pena e, caso ela descarregue, faça um pouso suave e não despenque na cabeça das pessoas”, afirmou.

Os equipamentos serão, inclusive, blindados. Luciano não precisou a quantidade de drones que serão utilizados ou que estão em teste pela PMMG, pois os equipamentos não serão padronizados, mas desenvolvidos para ações específicas.

“Para operações especiais, é necessário um drone que faça sobrevoo com uma microcâmera e consiga chegar em um local de cativeiro. Na área de meio ambiente, caso caia na água não se inutilize, ou numa mata fechada, se a bateria acabar que ele solte um sinal para que nós saibamos onde ele está”, exemplificou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por