Dunga convoca seleção com 10 jogadores do grupo de Felipão na Copa

Estadão Conteúdo
19/08/2014 às 16:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:51
 (Pedro Ugarte)

(Pedro Ugarte)

O técnico Dunga anunciou nesta terça-feira (19) a primeira lista de convocados no seu retorno à seleção brasileira, confirmando a promessa de realizar uma mudança gradual da equipe, ao chamar dez jogadores que participaram da última Copa do Mundo e ainda apresentar algumas novidades. A lista com 22 nomes serve para os amistosos contra a Colômbia, em 5 de setembro, em Miami, e o Equador, quatro dias depois, em Nova Jersey, ambos nos Estados Unidos.

Na sua primeira lista, ele resgatou nomes que estavam no grupo do técnico Luiz Felipe Scolari no Mundial disputado no Brasil, casos do goleiro Jefferson, do lateral-direito Maicon, do zagueiro David Luiz, dos meio-campistas Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Willian e dos atacantes Neymar e Hulk. Dunga, porém, não pôde contar dessa vez com o capitão da seleção na última Copa, o zagueiro Thiago Silva, que está contundido.

Dunga também apostou em jogadores que são destaques do futebol brasileiro atualmente. Assim, convocou os corintianos Gil e Elias, o atleticano Diego Tardelli e os cruzeirenses Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. Além disso, chamou jovens que vinham fazendo sucesso no futebol europeu, mas não foram lembrados por Felipão para a última Copa, como o lateral-esquerdo Filipe Luís, o zagueiro Marquinhos e o atacante Philippe Coutinho.

PRIORIDADE

Marquinhos tinha sido convocado na semana passada, pelo técnico Alexandre Gallo, para defender a seleção olímpica no mês período - são três amistosos no Catar, entre os dias 1º e 10 de setembro. Mas Dunga explicou nesta terça-feira que, nesse caso, prevalece o time principal do Brasil, que fica, portanto, com o zagueiro para a viagem aos Estados Unidos, desfalcando o grupo que está sendo formado para a Olimpíada do Rio em 2016.

Segundo Dunga, Gallo sabia que poderia perder algum jogador, embora a convocação de Marquinhos nesta terça-feira pudesse representar certa falta de planejamento na nova estrutura da CBF, sob o comando do coordenador Gilmar Rinaldi.

"Como ele teve que fazer a convocação antes da seleção principal, conversamos para que ele fizesse a lista que tinha em mente", disse o treinador. Desde que a nova comissão técnica comandada por Dunga foi apresentada, há cerca de um mês, a CBF enfatizou que iria trabalhar com integração entre as seleções de base e a principal "Mas a prioridade é a seleção principal. O Gallo vai ter que recompor, ele já estava ciente", avisou Dunga, ao anunciar nesta terça-feira a convocação de Marquinhos, jovem zagueiro do Paris Saint-Germain.

PROGRAMAÇÃO

Os jogos nos Estados Unidos contra Colômbia e Equador serão os primeiros da nova Era Dunga, técnico que volta ao comando da seleção após quatro anos - a sua primeira passagem se encerrou após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, com a derrota por 2 a 1 para a Holanda.

Os duelos também serão os primeiros após o fracasso brasileiro na última Copa do Mundo, em que o Brasil, jogando em casa, ficou na quarta colocação, depois das derrotas para a Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais, e para a Holanda, por 3 a 0, na disputa do terceiro lugar.

Depois destes dois primeiros amistosos sob o comando de Dunga nos Estados Unidos, o Brasil tem agendado para o dia 11 de outubro um confronto diante da Argentina, no Estádio Ninho de Pássaro, em Pequim (China), em mais uma edição do Superclássico das Américas. Em seguida, no dia 14 do mesmo mês, a seleção terá pela frente o Japão, em Cingapura, em outro amistoso de preparação. Após duelos diante de argentinos e japoneses, o Brasil ainda fará um amistoso contra a Turquia, em 12 de novembro, em Istambul.

Confira a lista de convocados da seleção brasileira:

Goleiros - Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli)

Zagueiros - David Luiz (Paris Saint-Germain), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Gil (Corinthians) e Miranda (Atlético de Madrid)

Laterais - Maicon (Roma), Filipe Luís (Chelsea), Alex Sandro (Porto) e Danilo (Porto)

Meio-campistas - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City), Ramires (Chelsea), Everton Ribeiro (Cruzeiro), Oscar (Chelsea), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Willian (Chelsea)

Atacantes - Neymar (Barcelona), Philippe Coutinho (Liverpool), Hulk (Zenit) e Diego Tardelli (Atlético)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por