Chico Buarque se expõe como nunca em "O Irmão Alemão"

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
25/11/2014 às 07:29.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:09
 (Reprodução/Youtube)

(Reprodução/Youtube)

A leitura de “O Irmão Alemão” (Companhia das Letras) começa obrigatoriamente pela orelha. É por meio do texto de Fernando de Barros e Silva que se fica sabendo uma informação fundamental: a ficção é resultado de uma pesquisa de Chico Buarque sobre seu suposto irmão bastardo, que teria nascido em Berlim em 1930 – época em que seu pai, Sergio Buarque de Holanda, morou na capital alemã. Há um momento de spoiler ali nesse texto, ao tratar do outro irmão do protagonista, mas nada que vá atrapalhar a leitura.

Já seria interessante se Chico contasse sua saga em busca do irmão perdido, mas partir para ficção é muito mais representativo. Além da possibilidade de criar um personagem tão complexo quanto Ciccio, ele pode expor todas as suas angústias e seus pensamentos com outra responsabilidade – afinal, ali não está Chico, mas, sim, Ciccio.

Assim mesmo, o texto traz todas as dicas que há muito ali de seu autor. Não só no fato em si – a busca pelo irmão – como também muito de sua intimidade. Fica claro como é complicado para um jovem ver seu pai enfurnado em um escritório, prestigiando apenas o contato com os livros. Ainda mais se ele for um dos maiores intelectuais da história do país. Há muito sobre Sergio Buarque ali e nem sempre a visão é positiva. Também não há dúvidas que a mãe de Ciccio carrega as características de dona Maria Amélia, a mãe dedicada de sete filhos.

Mas Chico não só explora as próprias intimidades, como aproveita a trama para tratar de dois momentos obscuros da história: a Segunda Guerra Mundial e a ditadura militar brasileira. Há ainda muitas referências a livros e personalidades importantíssimas da literatura mundial – algumas delas, por sinal, foram amigas de Sergio Buarque.

Em seu quinto romance, Chico mais uma vez aposta em um texto cheio de humor, acidez e crítica. A grande novidade é ver como o artista – pouco afeito a entrevistas – se apresenta desnudo como nunca.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por