Líder absoluto do Brasileirão desde o início dos pontos corridos

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
25/07/2014 às 07:38.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:31
 (André Brant)

(André Brant)

Nas ruas, o torcedor estrelado brinca: “Poxa, nem parece que começou outro campeonato. O Cruzeiro não muda de posição”. Afinal, desde a última temporada, os comandados de Marcelo Oliveira vêm exercendo um domínio absoluto na Série A.

Líder isolado da competição com 25 pontos, a Raposa se tornou especialista quando o assunto é pontos corridos. Desde a implantação do atual sistema de disputa, em 2003, ninguém liderou mais o Brasileirão que a equipe azul.

Até agora, foram 83 rodadas na ponta da tabela. O São Paulo, por exemplo, aparece em segundo lugar, com 68. E os desempenhos dos esquadrões celestes campeões em 2003 e 2013 contribuíram muito para que o clube tivesse essa hegemonia.

Em 2003, o time liderado por Alex ficou 41 das 46 rodadas em primeiro lugar. No ano passado, o grupo formado por Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro sustentaram 27 na liderança.

Na atual edição, os estrelados já ocupam a primeira colocação há seis rodadas e completará a sétima seguida na ponta ao término da 12ª.

Somando esse domínio com o do ano passado, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Oliveira já liderou 34 das 50 rodadas disputadas. Isso corresponde a 68% do campeonato na posição mais nobre da tabela.

Força do grupo

Remanescente na histórica campanha em 2013, o volante Henrique acredita que a fórmula do sucesso cruzeirense em 2014 se deve à manutenção do grupo campeão. Do time que levantou o caneco, deixaram a Toca da Raposa o zagueiro Paulão, os volante Leandro Guerreiro e Souza, além do atacante Luan. Todos, no entanto, compunham o banco de reservas.

Por outro lado, chegaram ao clube o zagueiro Manoel e os atacantes Neilton, Marquinhos e Marcelo Moreno. “A equipe do Cruzeiro, não só os 11, mas o grupo, é muito forte. Quem está fora tem condição de jogar, isso faz diferença, torna a equipe mais forte, mais aguerrida, e o nível continua o mesmo”, analisa Henrique.

O volante será uma das presenças certas na equipe na partida de neste sábado (26) contra o Figueirense, às 18h30, no Mineirão. Na atividade dessa quinta-feira (24), o técnico Marcelo Oliveira promoveu algumas mudanças em relação ao time que atuou contra o Palmeiras, no domingo.

A principal novidade foi a volta do zagueiro Dedé entre os titulares, na vaga de Manoel. O meia Éverton Ribeiro foi poupado, mas não preocupa para o jogo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por