Deputado vai ao STF para suspender efeito do programa Mais Médicos

Folhapress
18/07/2013 às 20:37.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:11

BRASÍLIA - A legalidade do Mais Médicos será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A corte foi acionada para decidir se a forma como o governo criou o programa é constitucional. Antes de o ministro Marco Aurélio Mello decidir sobre o caso, porém, a Presidência da República terá 10 dias para explicar sua posição.

Lançada na semana passada, a iniciativa permite a entrada de médicos estrangeiros sem revalidação de diploma para atuarem no país num determinado período de tempo, em áreas onde há carência de profissionais.

A medida provisória também cria um segundo ciclo no curso de medicina - além dos seis anos, o estudante deverá atuar outros dois no Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) entrou com um mandado de segurança na Corte para suspender os efeitos da medida provisória. O congressista argumenta que não foi correta a forma usada pelo governo para tratar do assunto, que embora "inequivocamente relevante", "não carece de sua urgência para entrar em vigor".

"Um programa de tal complexidade deve ser amplamente discutido com a classe médica e demais profissionais de saúde, o que já poderia ter sido feito pelo atual governo", afirma o deputado no documento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por