C4 Picasso aposta no conforto e em mimos

Sérgio Melo
Especial para Auto Papo
22/04/2016 às 16:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:04
 (Divulgação)

(Divulgação)

Os automóveis de origem francesa têm características próprias, que os apaixonados reconhecem facilmente. Em geral são leves, compactos, bem acabados e costumam agradar em cheio a quem procura por modernidade, conforto e estilo diferenciado.

A nova versão do Citroën C4 Picasso, está bem mais bonita que a anterior. 

Ao entrar, a visibilidade impressiona, é como estar dentro de uma cristaleira. O para-brisas Zenith avança pelo teto, proporcionando maior luminosidade e visibilidade.

A tradicionalmente espessa coluna “A” foi dividida em duas, melhorando a segurança nos cruzamentos e permitindo fluidez entre as visões frontal e laterais. 

Por fim, o enorme teto panorâmico em vidro completa a atmosfera leve e agradável. Um ponto negativo é o posicionamento dos instrumentos no centro do painel. 

O motor THP 1.6 turbo, além de suave, silencioso e forte em todas as rotações, mostrou-se muito econômico.

Todas as versões vêm com direção elétrica, ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, assentos traseiros individuais reclináveis e rebatíveis, auxiliar de partida em rampas, módulo multimídia com Bluetooth e, controles eletrônicos de estabilidade e tração.

A versão “Intensive” acrescenta câmera de ré, iluminação nas curvas, partida por botão e chave presencial.

Entre os opcionais estão os assentos dianteiros com massageador, banco do acompanhante com apoio para pernas elétrico, mesinhas tipo avião com iluminação atrás dos assentos dianteiros, sistema de câmeras para visão periférica 360°, faróis de xenônio; abertura do porta-malas elétrica. 

Ficha técnica

O QUE É?
Minivan para cinco ocupantes.

ONDE É FEITO?
Espanha, cidade Vigo na Província de Pontevedra.

QUANTO CUSTA?
A versão mais simples “Seduction” custa R$ 110.990. A mais completa “Intensive” sem opcionais sai por R$ 117.900, mas com todos os opcionais como a unidade testada salta para R$ 141.840. 

COMO ANDA?
Motor THP 1.6 de 165 cv, torque 24,5 mkgf. Velocidade máxima de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. Transmissão automática de seis marchas com borboletas no volante.

COM QUEM CONCORRE?
Apesar de diferenças no conteúdo e desempenho, os mais próximos são: Peugeot 3008 (R$ 118.990) e Mercedes-Benz Classe B (R$ 126.540). 

COMO BEBE?
7,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. 

ESPAÇO INTERNO
A nova plataforma mais leve e com maior entre-eixos garante ainda mais conforto que aversão anterior, com boa largura para cinco adultos e sobra de espaço para os joelhos de todos. Amplo porta-malas com 537 litros. 

SEGURANÇA:
Nota máxima de 5 estrelas em crash test da EuroNCAP realizado em 2013.

PONTOS POSITIVOS:
ESPAÇO INTERNO
DESEMPENHO 
ESTILO

PONTOS NEGATIVOS:
SISTEMA ESTACIONAMENTO PODE DANIFICAR RODA
INSTRUMENTOS NO CENTRO DO PAINEL

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por