Folia belo-horizontina conquista quem é ‘de fora’

Giulia Mendes - Hoje em Dia
18/02/2015 às 07:37.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:03
 (Carlos Rienck/Hoje em Dia)

(Carlos Rienck/Hoje em Dia)

Depois de passar uma temporada em Belo Horizonte fotografando moradores da cidade, no fim do ano passado, Raquel Brust, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltou à capital para conferir a receptividade do público mineiro ao seu trabalho e conhecer o tão falado Carnaval.

Raquel é dona das fotografias hiperdimensionadas expostas embaixo do viaduto Santa Tereza – a instalação “Giganto”–, que chegou a BH dentro da programação do festival Erro 99. O trabalho consiste em utilizar a arquitetura da cidade como suporte para uma exposição fotográfica.

Brust chegou a ministrar um workshop sobre a proposta de fotografia ativa, em que obra e espectador se confundem. “Fiz muitos amigos quando estive aqui. Agora, a convite deles, vim conferir como a exposição reagiu à paisagem de BH”, explicou.

Fantasiada, ela participou ontem do bloco “Magnólia”, no bairro Caiçara, região Noroeste, e se encantou. “Estou na cidade há uma semana participando de blocos como ‘Pena de Pavão de Krishna’ e ‘Chama o Síndico’. Achei tudo maravilhoso”, disse.

A fotógrafa já pretende voltar em 2016: “Já estou pensando nas minhas próximas fantasias, quero muito voltar para prestigiar o Carnaval de Belo Horizonte no ano que vem”.

DA ITÁLIA PARA BH 

O Carnaval conquistou também os estrangeiros. O engenheiro italiano Marco Follador, que veio morar na capital há dois anos com a esposa, a mineira e geógrafa Fernanda Rennó, já está até falando “uai” e aprovou a festa.

“Estou adorando o Carnaval daqui. Como moro em Belo Horizonte, preferi prestigiar a festa da minha cidade e não viajar. Posso conhecer outros lugares em diferentes épocas do ano”, afirmou Marco.

Segundo Fernanda, este é o primeiro ano em que o casal vai atrás dos bloquinhos de rua. “Passamos pelo bloco ‘Juventude Bronzeada’, no bairro Floresta, e já vamos partir para outro, o bloco ‘Magnólia’. Estamos gostando muito, foi uma ótima experiência até agora”, contou. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por