Técnicos verificam área de vazamento de oleoduto no Rio de Janeiro

Heloisa Aruth Sturm
08/05/2013 às 11:06.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:30

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) farão novo sobrevoo nesta quarta-feira, 08, em toda a extensão do Rio Paraíba do Sul até o município paulista de São José do Barreiro, para identificar as condições da área onde, no domingo, 05, uma tentativa de furto causou um vazamento de cerca de 8 mil litros de diesel de um oleoduto da Transpetro.

No sobrevoo realizado na terça-feira, 07, os técnicos identificaram uma mancha de óleo com aproximadamente 30 km de extensão entre os municípios de Porto Real a Barra Mansa. Além desses dois, outros três municípios suspenderam a captação de água preventivamente: Quatis, Pinheiral e Volta Redonda. Segundo os técnicos do Inea, a mancha já estava fina e com uma coloração prateada, o que indica processo de evaporação.

Próximo ao local do vazamento, a Transpetro cavou canais para drenagem do óleo e poços superficiais para contenção. O combustível será recolhido por sucção e o terreno do entorno terá que ser descontaminado. De acordo com o superintendente do Inea na região do Médio Paraíba, Miguel Arcanjo, a medida foi adotada para evitar que o óleo danifique equipamentos do sistema de tratamento de água, o que poderia comprometer o abastecimento.

O Inea informou que a possibilidade de a mancha de óleo atingir a estação de Santa Rita, onde é feita a transposição para o rio Guandu, responsável pelo fornecimento de água a 12 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio, está descartada. Apesar disso, medidas preventivas como a instalação de barreiras de contenção e de absorção na estação e ao longo do percurso da mancha de óleo no rio Paraíba foram providenciadas.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por