Verba do PAC não acelera obras de mobilidade em Minas

Bruno Moreno - Hoje em Dia
22/01/2014 às 06:55.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:30
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Apesar de na semana passada a presidente Dilma Rousseff ter anunciado mais R$ 2,5 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Mobilidade Urbana em Minas Gerais, apenas uma das 19 intervenções na área divulgadas a partir de 2010 para o Estado, também com recursos do PAC, já está pronta. Dentre os motivos para a demora nas obras estão a falta de projetos e a burocracia para liberação dos recursos.


Outras sete estão em andamento; dez, em fase de contratação; e uma em fase de projetos. As obras anunciadas antes da última visita da presidente a Minas estão orçadas em R$ 5,4 bilhões.


A única intervenção pronta no Estado é o Boulevard Arrudas na avenida Tereza Cristina, na capital. Todas as obras em fase de finalização ficam em Belo Horizonte e apresentam atrasos no cronograma.


Dentre elas aparecem os corredores do BRT (Transporte Rápido por Ônibus, na sigla em inglês) nas avenidas Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont.


Também estão quase prontas obras complementares do BRT, a expansão da Central de Controle de Trânsito e a Via 210. A previsão atual é a de entrega de todas no primeiro semestre deste ano.


Outras duas intervenções na capital, a Via 710 e as melhorias no Complexo da Lagoinha, ainda não começaram a sair do papel.


INTERIOR


Os projetos em fase de contratação estão no interior do Estado, e foram anunciados em julho de 2012, dentro do PAC Médias Cidades.


Receberão recursos para as obras Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, além de Ribeirão das Neves e Contagem, na região metropolitana.


Como o recurso vem na forma de financiamento, é necessário solicitar ao Tesouro Nacional a permissão para o empréstimo. Todas as cidades foram procuradas, mas apenas Juiz de Fora informou que aguarda o aval do Tesouro para a liberação da verba.


Em Contagem, a prefeitura afirmou que os projetos estão prontos, e a previsão é a de que a partir de abril possam ser licitados.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por