PT lança candidato à presidência da Câmara Municipal de BH

Fernando Dutra - Hoje em Dia
19/11/2014 às 07:35.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:04
 (RICARDO BASTOS 17/06/2014)

(RICARDO BASTOS 17/06/2014)

O PT lançou oficialmente o nome do vereador Juninho Paim para disputar a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Paim foi eleito em 2012 e exerce seu primeiro mandato. Atualmente, é o líder da oposição na Casa. Paim diz acreditar que o partido possui quadros competentes para a disputa e atribui a escolha de seu nome à sua “lealdade” com o partido e “compromisso” com a cidade.

O agora candidato à presidência da Câmara pelo PT afirma que a definição da Mesa Diretora não pode ser feita “como quer” o Executivo. “Pretendemos fazer com que a Câmara e o Executivo possam caminhar lado a lado, mas com poderes diferentes”.

O principal concorrente do petista na corrida pela presidência da Casa deve ser o vereador Wellington Magalhães (PTN), que segue como favorito. Além do apoio do prefeito Marcio Lacerda (PSB), ele conta com o aval de 27 dos 41 vereadores.

A eleição que define o presidente da Câmara pelos próximos dois anos ocorre em 12 de dezembro e, para conquistar o posto, é preciso a aprovação de 21 parlamentares.

Mudança

O apoio à candidatura de Magalhães também é defendido pelo líder do governo na Câmara, vereador Preto (DEM). Ele aposta em uma administração mais inclusiva por parte de Wellington em contrapartida à atual gestão de Léo Burguês (PTdoB). “Essa última Mesa foi concentrada apenas em uma pessoa, o presidente. Queremos que todos tenham atribuições”, disse Preto.

O vereador Orlei (PTdoB) também deve disputar a presidência da Casa. Ele conta com o apoio do atual líder do Legislativo municipal e correligionário, Léo Burguês. A vereadora Elaine Matozinhos é o quarto nome na disputa pelo cargo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por