Programa contra exploração sexual vai assistir 116 jovens

Celso Martins - Hoje em Dia
16/05/2013 às 07:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:43

Um programa de combate a exploração sexual vai garantir o pagamento de R$ 500 mensais a 116 adolescentes vítimas desse tipo de crime em Contagem, na Grande BH, e em Montes Claros, no Norte de Minas. Os adolescentes que recebem o benefício são inscritos no programa ViraVida, mantido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Entidades sociais ajudam a indicar as pessoas que serão beneficiadas.

O ViraVida atende jovens de 15 a 21 anos e seu benefício tem duração de 12 meses. Além de cursos profissionalizantes, os inscritos recebem vale-transporte, alimentação, assistência médica e odontológica e acompanhamento de psicólogos.

Em Montes Claros, o programa atende 56 adolescentes. As aulas começaram há uma semana. “A cidade foi escolhida pelo fato de apresentar um dos maiores índices do Estado de exploração sexual”, disse o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. Ele esteve na última quarta-feira (15), em Contagem, para a formatura de 35 jovens que concluíram o projeto. Outros 60 serão beneficiados na cidade.

Ampliação

Em 2008, Fortaleza (CE) foi a primeira cidade a ser beneficiada com o programa. Atualmente, o ViraVida está implementado em 20 Estados, com cem adolescentes inscritos, em média, em cada um.

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, informou que vai sugerir à Secretaria Nacional de Direitos Humanos que o programa seja adotado como política pública do governo. “Familiares dos adolescentes também são assistidos pelos profissionais do programa. Mais de 90% dos jovens deixam de ser vítimas da exploração sexual depois que começam a fazer parte do projeto”, disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por