Petrobras cria comitê especial que será interlocutor de investigações internas

Agência Estado
23/12/2014 às 22:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:28
 (Agência Petrobras)

(Agência Petrobras)

A Petrobras informou que seu conselho de administração aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira (23), a criação de um comitê especial que atuará como interlocutor das investigações internas independentes conduzidas pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn & Crutcher. Conforme o comunicado, o Comitê Especial atuará de forma independente e terá linha de reporte direta ao conselho de administração.

O comitê especial será composto por três membros: duas pessoas externas à companhia, independentes, uma brasileira e outra estrangeira, com notório conhecimento técnico; e o diretor de Governança, Risco e Conformidade. Para membro brasileiro foi escolhida a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet e para membro estrangeiro Andreas Pohlmann, "chief compliance officer" da Siemens AG de 2007 a 2010.

"Para agilizar as investigações, o Comitê Especial iniciará suas atividades com a atuação dos dois membros independentes. O diretor de Governança, Risco e Conformidade passará a integrar o Comitê Especial tão logo seja nomeado", afirma a estatal.

Segundo a Petrobras, dentre as atribuições e responsabilidades do comitê, estão: aprovar o plano de investigação; receber e analisar as informações encaminhadas pelos escritórios; assegurar que a investigação mantenha a independência, zelando para que esta não seja impedida ou obstruída; analisar, aprovar e viabilizar a implementação de recomendações feitas pelos escritórios; comunicar e/ou autorizar os escritórios a se comunicarem com autoridades competentes, inclusive reguladoras, no que toca ao status da investigação, seus achados, bem como ações tomadas pela companhia; e elaborar relatório final referente aos achados da investigação, bem como sobre as recomendações do comitê em relação às políticas internas e procedimentos relativos à investigação.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por