'Paredões' protagonizam confronto entre América e Cruzeiro pela semifinal

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
16/04/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:58
 (Arte/HD)

(Arte/HD)

Alguns clichês do mundo do futebol costumam ser comprovados dentro das quatro linhas. Um deles afirma que “todo grande time começa por um grande goleiro”. No caso do clássico entre América e Cruzeiro, que duelam hoje abrindo as semifinais do Campeonato Mineiro, João Ricardo e Fábio são atualmente, inclusive, as principais referências de suas respectivas torcidas.

Lutando por uma vaga na decisão do Estadual, os dois rivais da capital estarão frente a frente, a partir das 16h20, no estádio Independência. A partida de ida terá mando de campo do Coelho, e a segunda, no fim de semana que vem, acontecerá no Mineirão, com a Raposa como mandante.

Defendendo a meta alviverde, João Ricardo completará 82 partidas disputadas pelo clube. Apesar de ainda não ter alcançado a marca centenária, o jogador já é idolatrado pelos americanos. O sucesso é tão grande que o goleiro já teve o contrato estendido até dezembro de 2018.

No início deste ano, inclusive, ele superou não apenas Fábio, mas também Victor, do Atlético, ao conquistar o Troféu Guará de melhor goleiro em atividade em Minas Gerais – o tradicional evento premia os destaques do Estado na última temporada.

“Começamos a semana trabalhando forte, e dá para ver entre os jogadores que o clima já é outro. Estamos encarando esse jogo como se já fosse a final. Dá aquela ansiedade, mas temos mostrar que somos capazes”, afirma o goleiro.

Desde que chegou ao clube, em 2014, João enfrentou o Cruzeiro duas vezes e ainda não saiu vitorioso (um empate e uma derrota).

Quase 700

Do outro lado do campo, estará Fábio. Quando o árbitro Igor Junio Benevenuto assoprar o apito e a bola rolar no Horto, o capitão celeste completará 680 partidas pelo clube celeste.

Ausente apenas em uma das 11 rodadas – no duelo contra o Boa Esporte, no último domingo –, o capitão foi figura chave para a Raposa terminar a primeira fase com a liderança e a melhor defesa. A equipe só levou seis gols, sendo quatro com Fábio em campo.

Se depender dos números do goleiro contra o rival alviverde, o time celeste pode ficar mais confiante ainda. Em 15 confrontos, o arqueiro cruzeirense só perdeu dois. As derrotas foram nas semifinais do Mineiro de 2012, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

arte

Novidade e reencontro

Do lado do América, o técnico Givanildo Oliveira deve promover a estreia do centroavante Borges, contratado no fim do mês passado. No Cruzeiro, Deivid contará com a volta do atacante Willian, recuperado de lesão na coxa esquerda.

Animado com a chance de estrear pelo Coelho, justamente contra o clube o qual defendeu entre 2012 e 2014, Borges afirma estar 100% fisicamente.
“Já estou me sentindo bem. Estou na minha terceira semana de trabalho da parte física, e nesta, comecei a trabalhar com o grupo. Por isso, a expectativa é grande”, comentou o jogador de 35 anos.

Sobre os dois jogos contra a Raposa, Givanildo elogiou o rival, mas preferiu ressaltar as qualidades de seus comandados. “Tivemos uma semana muito boa de trabalho, temos um grupo forte, e vamos com tudo para cima deles”, prometeu o treinador.

Para tentar surpreender o adversário, o técnico relacionou 22 jogadores, mas não divulgou quais os 11 que iniciarão a partida.

Na Raposa, a grande novidade é o retorno do atacante do bigode. Devido a uma contusão na coxa, ele desfalcou a equipe celeste por um mês e dez dias. Com o reforço do artilheiro, Deivid terá mais uma opção para tentar sair vitorioso do Independência.

Com 11 pontos a mais que o rival na primeira fase, o treinador destaca o otimismo do elenco e aposta num grande duelo. “Confiança é tudo. Não adianta de nada essa campanha se não passarmos para final”, destacou Deivid. “Não podemos esperar o América ou jogar pelo resultado. Temos de jogar bem e ter iniciativa”, concluiu.

Primeira colocada, com 29 pontos, a Raposa entra nas semifinais com a vantagem de jogar pela igualdade na soma dos resultados. Já o Coelho precisa ganhar pelo menos um dos dois duelos para ter chances de avançar à grande decisão do Estadual.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA: João Ricardo; Sueliton, Alisson e Adalberto; Pablo, Leandro Guerreiro, Tiago Luís (Rafael Bastos), Tony e Bryan; Osman e Victor Rangel (Borges) TÉCNICO: Givanildo Oliveira
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique e Ariel Cabral; Alisson, Arrascaeta
e Rafael Silva TÉCNICO: Deivid
HORÁRIO E LOCAL: Às 16h20, no Independência
ARBITRAGEM:: Igor Junio Benevenuto (Asp.Fifa/MG), auxiliado por Marcus Vinícius Gomes (CBF/FMF) e Magno Arantes Lira (CBF/FMF)
TRANSMISSÃO: TV Globo Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por