Após muita pressão e boa dose de paciência, Atlético bate URT e avança à final do Mineiro

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
23/04/2016 às 18:04.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:05
 (Yuri Edmundo/Eleven/Estadão Conteúdo)

(Yuri Edmundo/Eleven/Estadão Conteúdo)

Em um verdadeiro jogo de ataque contra defesa, numa partida de um time só, o Atlético teve que ter muita paciência para se classificar à décima final seguida do Campeonato Mineiro. Um empate garantia a equipe na decisão, mas os jogadores alvinegros foram em busca da vitória diante da URT, que só aconteceu no segundo tempo, com o 2 a 0 no placar. 

Coube a Lucas Pratto e a Rafael Carioca balançarem a rede adversária para que o clube da capital avançasse na competição. Agora, os comandados de Diego Aguirre aguardam por um tradicional rival na decisão, que sairá do duelo entre Cruzeiro e América, neste domingo (24), em partida que será realizada no Mineirão. No jogo de ida, o Coelho bateu a Raposa por 2 a 0.

A partida entre Atlético e URT, disputada neste sábado (23), na Arena Independência, foi bastante movimentada. Os primeiros 45 minutos foram duros para o time de Patos de Minas. Com apenas 50 segundos, o Galo já tinha conseguido uma jogada dentro da área da URT, após boa troca de passes. Aos três, o clube de BH já tinha obtido um escanteio, mas não aproveitou a jogada.

A cada minuto do jogo decisivo, o Atlético mostrava sua força e pressionava cada vez mais, com a equipe do interior tentando se proteger, visando apenas os contra-ataques. A proposta conseguia segurar o adversário. Em alguns momentos, os quatro defensores do clube azul ficavam dentro do área.

Aos 13 minutos, um lance polêmico que fez a massa atleticana protestar bastante nas arquibancadas do Horto. Dátolo cruzou da meia-esquerda para a área e a bola bateu no braço de Alex Murici. Apesar da reclamação, o juiz Ricardo Marques Ribeiro disse que não foi nada. 

Com tanta pressão, mas com a equipe alvinrega jogando com paciência e inteligência, rodando a bola por todos os lados do campo, o gol parecia ser questão de tempo. A posse de bola era total do Atlético e o time de Patos apresentava perigo em lances isolados de Balotelli, que tentava pegar a zaga do rival desprotegida.

Aos 35 minutos, Robinho driblou Marco Antônio e recebeu falta. O jogador da URT foi amarelado e, na cobrança da falta próxima à entrada da área, a defesa cortou parcialmente. O bate-rebate levou perigo ao goleiro Follman. Na sequência, o bandeirinha marcou impedimento de Pratto.

O árbitro da partida deu oito minutos de acréscimo no primeiro tempo. No último minuto da etapa inicial uma falta perigosa, bem próximo à grande área. Na cobrança de Dátolo, porém, o bola foi fraca e o arqueiro Follman segurou firme. 

O segundo tempo do jogo começou igual ao primeiro, com o Atlético com mais posse de bola ofensiva e pressionando a URT, bem fechada. Porém, quem levou perigo pela primeira vez ao gol foi a equipe de Patos. Em escanteio cobrado na primeira trave, Leomir desviou de cabeça e Victor teve que fazer boa defesa.

Somente aos 18 minutos, o Atlético teve um lance claro de gol. Em boa jogada de Robinho, que estava apagado na partida, a bola foi cruzada e atravessou toda a área até chegar aos pés de Lucas Pratto, que jogou para fora.

A essa altura, a torcida já dava sinais de impaciência, e alguns gritos de “burro” foram dirigidos ao técnico Diego Aguirre. Aos 26 minutos, finalmente foi aberto o placar. Douglas Santos cruzou da esquerda, Dátolo desviou e Pratto marcou para o Galo. Na comemoração, o argentino foi em direção ao técnico uruguaio e pediu apoio da torcida ao técnico.

Nos acréscimos, Rafael Carioca bateu de fora da área e decretou os 2 a 0. 

Libertadores

Agora, o Atlético foca os trabalhos para o confronto contra o Racing, da Argentina, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Antes, o treinador Diego Aguirre tinha sido categórico. Para ele, era necessário deixar o duelo internacional em segundo plano até que se terminasse a semifinal do Mineiro.

Por ser o quarto melhor primeiro colocado, o alvinegro decidirá em casa se passar para às quartas. Os adversários sairão do confronto entre São Paulo e Toluca, sendo que o Tricolor se classificou como segundo colocado do Grupo 1 e os mexicanos fizeram uma campanha de primeiro lugar pior que a do Galo.

Atlético 2 x 0 URT

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete (Cazares) e Rafael Carioca; Junior Urso, Dátolo (Cayton) e Robinho (Hyuri); Lucas Pratto.
Técnico: Diego Aguirre

URT
Follman; Alex Murici, Mauro Viana, Robinho e Rodrigo Crasso; Leandro Pereira, Ramos,  Marco Antônio (Leomir) e Carlos Magno (Rafael Magalhães); Kelvin (Gabriel Davis) e Jonathan Balotelli.
Técnico: Ademir Fonseca

Gols: Lucas Pratto, aos 26 minutos e Rafael Carioca, aos 47 do segundo tempo. 
Cartões amarelos: Marco Antônio, Carlos Magno e Mauro Viana (URT); Leonardo Silva, Erazo e Leandro Donizete (Atlético)
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Marconi Helbert Vieira e Felipe Alan Costa de Oliveira. 
Público e renda: 16.111500.440,00
Local: Arena Indepêndencia, em Belo Horizonte


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por