Portela ganha prata no judô no Grand Prix da Mongólia

Estadao Conteudo
05/07/2014 às 16:30.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:16

O Brasil ganhou, neste sábado, a sua segunda medalha no Grand Prix de Ulan-Bator, primeira etapa do Circuito Mundial de Judô disputada na Mongólia, nova potência da modalidade. A brasileira a subir ao pódio no segundo dia do evento foi Maria Portela, gaúcha que foi a representante do Brasil na categoria até 70kg nos Jogos de Londres/2012, mas não vinha bem desde então.

Precisando de resultados para ainda tentar brigar para ser convocada para o Mundial da Rússia, Portela venceu apenas uma luta na chave (a casaque Dilbar Umiraliyeva) antes de perder nas quartas para a sul-coreana Ye-Sul Hwang. Na repescagem, duas vitórias, sobre a norte-coreana Jong Sun Kim e a canadense Kelita Zupancic, quarta do ranking mundial.

"Esta medalha tem grande valor, porque este ano eu não obtive bons resultados e acabei perdendo muitos pontos no ranking, além de me lesionar duas vezes em um período bem curto. Então, foi bom para renovar minha confiança, para visualizar novas oportunidades", comentou Portela, atual 27.ª do ranking mundial.

Atualmente, a atleta da Sogipa é a terceira brasileira da categoria. A primeira é Nadia Merli, do Pinheiros, que também competiu neste sábado. Assim como Portela, venceu a primeira luta e perdeu nas quartas. Mas, na repescagem, foi eliminada por Esther Stam, da Geórgia.

Outros atletas que foram a Londres e tentam retomar a titularidade de suas categorias para serem convocados ao Mundial foram mal. Na categoria até 73kg, Bruno Mendonça perdeu para o mongol Khishigbayar Buuveibaatar logo na segunda luta. Assim, o Brasil deverá ser representado na Rússia, no Mundial, por Alex Pombo, atual 11.º do ranking mundial da categoria.

Já Mariana Silva perdeu logo na estreia na categoria até 63kg, para a chinesa Junxia Yang. A titular da categoria agora é Mariana Barros, do Palmeiras. No domingo, lutam mais três brasileiros: Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e Claudirene Cezar (+78kg).
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por