PT sai do jogo, e PSDB costura acordo mirando 2018

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
10/01/2016 às 07:19.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:57

Para manter a aliança com o PSDB e viabilizar o nome dele para 2018, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) está disposto a ceder a cabeça de chapa da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte em favor dos tucanos nas eleições deste ano. Em troca, o PSDB abriria mão de lançar candidatura própria ao governo de Minas para apoiar Lacerda na próxima campanha ao Palácio da Liberdade, em 2018. A nove meses do pleito, o candidato ainda não foi definido.

Três nomes ligados ao grupo político do senador Aécio Neves (PSDB) estão no páreo para encabeçar a possível dobradinha com o PSB. São eles: o deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB), o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), e o vice-prefeito da capital, Délio Malheiros (PV). Alberto e Délio estariam esperando apenas o aval da cúpula tucana para trocar de legenda.

Conforme fontes que tiveram acesso a pesquisas internas, João Vítor e Délio teriam o perfil mais adequado para conquistar o eleitorado em meio à crise política e econômica. Já Alberto goza da total confiança de Aécio. O parlamentar tucano, por sua vez, teria que aparar algumas arestas com o prefeito.

Conversa definitiva

Após o Carnaval, haverá uma conversa definitiva entre Aécio e Lacerda para sacramentar a decisão. A ideia é definir os nomes da dobradinha até o fim de fevereiro. O acordo costurado prevê a participação dos aliados fiéis dos tucanos mineiros. Entre eles, DEM, PP, PTB, PPS e o PDT.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, bastante próximo ao prefeito, deverá ser o indicado para ser o vice da chapa. De perfil técnico, deixou o PP, mas ainda não se filiou ao PSB.  A ordem no partido é evitar atropelar etapas e adiar a definição o máximo possível. "A composição da chapa não foi discutida ainda", resume João Marcos Lobo, presidente do PSB de BH.

A dobradinha entre PSDB e PSB teve início em 2008. Oriundo do meio empresarial, o prefeito era praticamente um desconhecido na política, apesar de já ter ocupado cargos nos Executivos federal e estadual. Mesmo assim, venceu a eleição em disputa acirrada de segundo turno. O acordo foi repetido na campanha de 2012, quando Lacerda foi reeleito logo no primeiro turno. Dessa vez, sustentado somente pelo PSDB, pois o PT havia rompido com o prefeito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por