Estrelas da literatura 'teen' reúnem 4,5 mil fãs em livraria de BH

Elemara Duarte - Hoje em Dia
28/08/2015 às 22:08.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:33
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Imagine ter fãs fiéis que enfrentam longas filas para trocar alguns segundos ao seu lado enquanto você dedica três ou quatro palavrinhas em um autógrafo em uma área reservada. Lá fora, milhares de outros admiradores com celular na mão, selfie de fã, selfie de escritor... Gravam, fotografam e, aos gritos, expressam: “Eu te amoooooooooo!” Esta é uma bela de uma massagem no ego já conhecida e muito bem-vinda para quatro escritoras best-sellers infantojuvenis brasileiras que dividem a autoria do livro que está sendo lançado em BH: "Um Ano Inesquecível" (Editora Gutenberg).

As estrelas-escritoras desta história real são Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Babi Dewet. Durante quase cinco horas, elas estiveram na Livraria Leitura do Shopping Del Rey, nesta sexta-feira (28), para autografar e atender aos admiradores. O lançamento que reúne parte do alto escalão das escritoras mais lidas do país mostra quatro contos sobre momentos doces da vida de adolescentes. São histórias típicas da vida daquelas milhares de fãs que aguardavam o quarteto – quase 4,5 mil até o final do encontro passaram por lá, segundo estimativa da livraria.

Mas no livro é tudo ficção e cada conto equivale a uma estação do ano. Mas para aquelas e aqueles milhares de fãs não tem tempo ruim. “Cheguei às 5h da manhã”, diz a estudante Gabriela Nascimento, 15 anos, a primeira da fila com o número “1” da pulseirinha soberanamente apresentada aos fiscais da fila. Fã das mineiras Bruna Vieira e Paula Pimenta, Gabriela garante que os pais estão cientes de que ela está na disputada causa do autógrafo mais cobiçado do momento.

Mineira da cidade de Leopoldina, Bruna Vieira está radicada com mala, cuia e a família toda em São Paulo, há cerca de cinco anos. Tudo por causa da sua literatura exposta no visualisadíssimo blog www.depoisdosquinze.com, que mantém há sete anos. Livro, ela escreve há cinco anos.

Hoje, Bruna tem 21 anos. Mas tudo bem que a adolescência tenha ficado para trás. Afinal, graças à fama que conquistou, ela consegue fácil muita inspiração sobre aquele momento delicado de transformações pelo qual todos passamos entre os 12, 13, 14, 15 "anitos"... Mas como? Com os fãs que dão à ela mais de 3 milhões de acessos/mês no blog.

Tudo em família

“O blog virou o meu trabalho mesmo. Agora a família toda trabalha no 'Depois dos Quinze'. Minha mãe na produção. Meu pai era serralheiro, hoje, me ajuda a administrar. Meu irmão ajuda nas filmagens. Resolvi contratá-los, pois não tem coisa melhor do que trabalhar com a própria família”, indica Bruna.

Pois é, família sempre fazendo as vontades da meninada. Por exemplo, a estudante Leandra de Jesus Vilaça, 15 anos, ficou em cima da tia dela, Erilda Silva, para levá-la até o evento, e ainda aceitou levar a amiga da sobrinha, Lorrainy Larissa.

Mas o que faz uma tia, remanejar toda rotina de trabalho, e encarar um trânsito monstro, em plena sexta-feira, para trazer uma sobrinha em uma tarde de autógrafo? “É por amor”, define Erilda. As três moram em Betim, na Região Metropolitana de BH, no encontro, conheceram outra fã, a também adolescente Ana Carolina. Quem lhe trouxe, menina? “Meus avós. Estão andando pelo shopping”, diz, enquanto encarava a tal fila.

“Eu não gostava de ler. Conheci o livro da Paula Pimenta, 'Minha Vida Fora de Série', e passei a ler os outros”, lembra Leandra. Hoje, o foco da estudante ainda são as autoras adolescentes. “Eu me encaixo nas palavras delas. Elas falam da vida da gente”.

O negócio é se integrar

Na grande fila também estavam escritoras. Claro que não tão famosas quanto as que estavam autografando, mas igualmente entusiasmadas com a causa da literatura “teen”. Lavínia Rocha, aos 18 anos, já está no segundo romance, intitulado “De Olhos Fechados”.

“É uma história que passa em BH”, diz. O livro, repleto de mistérios de família, fala dos desafios de uma adolescente cega, que apaixona-se e namora com um gatíssimo aluno que chega na escola dela. Ali, além de tietar as escritoras best-seller que tanto admira, Lavínia aproveita também para integrar-se com outros jovens e mostrar o trabalho dela.

Encontros de fãs servem para isso também: trocar ideia, figurinhas e integrar gente que gosta das mesmas coisas. Não é à toa que já existe quem organize eventos para este fim em parceria com editoras, livrarias e blogueiros. Não seria este um caminho ideal para criar laços de amizade para além do tal “mundo virtual”?

A blogueira e bacharel em Direito Renata Ávila é uma destas “promoter” literárias. Ela é uma das colunistas do endereço www.entrandonumafria.com.br. Mesmo que o autor não esteja, ela e os demais colegas do blog organizam as reuniões. “Já conseguimos reunir 200 leitores em um encontro. A maior parte destes eventos são com fãs de autores best-seller”. Além da parte social, o blog também publica resenhas de livros, críticas de filmes e notícias do mundo dos livros.

Para você ver, leitor literário, como a vida é melhor se vivida em conjunto, mesmo depois da leitura solitária de um livro. E a pergunta agora é para elas, as famosas. Qual é a melhor coisa da fama? “É esse carinho dos fãs”, diz Paula Pimenta. Para Thalita Rebouças, o assédio não cansa nunca, mas o que ela acha melhor da fama é saber que ela chegou “por causa do livro”. “E este é o meu maior orgulho”, frisa.

Confira o encontro a seguir:

 

 

.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por