Botafogo rescinde contrato de patrocínio da TelexFree

Agencia Estado
12/05/2014 às 18:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:33

Quatro meses depois de receber duras críticas por aceitar como patrocinadora uma empresa com diversos problemas com a justiça brasileira, o Botafogo anunciou, nesta segunda-feira, o rompimento unilateral do contrato de patrocínio com a TelexFree Internacional. Em nota, o clube afirma que a rescisão acontece "com base nas cláusulas contratuais pertinentes".

Em crise financeira, o Botafogo não explicou os motivos que levaram à rescisão, apenas que "a empresa já foi notificada pelo clube e não mais estampará sua marca nos espaços publicitários previamente acordados".

No fim do mês passado, o Ministério da Justiça multou a empresa Ympactus Comercial Ltda., conhecida como TelexFree, em R$ 5,6 milhões por operar "esquema financeiro piramidal". A punição foi aplicada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor.

O processo de investigação contra a empresa foi aberto em junho do ano passado motivado por denúncias de vários órgãos estaduais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, principalmente Procon e Ministério Público do Acre.

Segundo o DPDC, a empresa estaria ofendendo princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e a boa-fé nas relações de consumo, além de veiculação de publicidade enganosa e abusiva.

Quando anunciou o patrocínio, o Botafogo justificou que o acordo era com a TelexFree norte-americana, que funcionava normalmente, não com a brasileira. Há um mês, porém, o principal órgão regulador do mercado de títulos no Estado norte-americano de Massachusetts acusou a TelexFree de promover um esquema de pirâmide que movimenta US$ 1 bilhão junto a públicos que incluem brasileiros residentes nos Estados Unidos.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por