Nestlé retira pratos com carne de cavalo da Espanha e Itália

AFP
19/02/2013 às 07:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:07
 (Fabrice Coffrini)

(Fabrice Coffrini)

SUÍÇA - A empresa suíça Nestlé anunciou na noite de segunda-feira (18) a retirada da Espanha e Itália de pratos prontos com carne bovina que contêm vestígios de carne de cavalo.   "Nossos testes detectaram rastros de DNA de cavalo em dois produtos de carne bovina fornecidos pela H.J Schypke, subcontratada alemã da JBS Toledo NV", anunciou a empresa em um comunicado.

O JBS Toledo é o escritório comercial da empresa brasileira na Bélgica. A Nestlé decidiu retirar "imediatamente" das prateleiras da Espanha e Itália os raviólis e tortelinis vendidos com os nomes Buitoni Beef Ravioli e Beef Tortellini. "Vamos substituí-los por produtos que os testes de DNA confirmaram que contêm 100% de carne bovina", completa o comunicado. Um prato de lasanha congelada destinada à indústria de restaurantes, 'Lasagnes à la Bolognaise Gourmandes', produzido na França, também será retirado das prateleiras, segundo a Nestlé.

A proporção de carne de cavalo nos produtos é superior a 1%, segundo o comunicado. "A segurança alimentar não está em risco, mas a identificação equivocada de produtos faz com que não cumpram os requisitos mais rígidos que os consumidores esperam de nós", insiste o grupo. A Nestlé informou que está aplicando novos testes para detectar rastros de carne equina em seus centros de produção na Europa.

A distribuidora Lidl anunciou na segunda-feira a retirada das lojas na Suécia, Finlândia, Dinamarca e Bélgica de pratos prontos com carne de cavalo ao invés de bovina. Os 27 países da União Europeia concordaram em realizar 2.250 testes de carne, de 10 a 150 por país. O governo francês autorizou na segunda-feira a empresa Spanghero a retomar parte das atividades, que haviam sido totalmente bloqueadas na quinta-feira (14) com a retirada da licença sanitária depois que foi envolvida no escândalo da carne de cavalo classificada como bovina.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por