Eslovênia fatura ouro pela 1ª vez, mas Japão amplia soberania no Mundial de judô

Estadão Conteúdo
27/08/2015 às 11:54.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:31

Líder do ranking da categoria até 63kg, Tina Trstenjak foi a responsável, nesta quinta-feira (27), por dar à Eslovênia a sua primeira medalha de ouro em Campeonatos Mundiais de Judô. Na outra chave disputada no quarto dia de lutas em Astana, no Casaquistão, Takanori Nagase garantiu mais um ouro ao Japão.

Trstenjak ganhou dois Grand Slam na temporada passada e três Grand Prix neste ano, mas faltava o ouro em Mundial. O título veio nesta quinta, com vitória na final sobre Clarisse Agbegnenou, da França. Miku Tashiro, do Japão, e Munkhzaya Tsedevsuren, da Mongólia, faturaram as medalhas de bronze.

Na categoria masculina até 81kg, o ouro foi para Nagase, de apenas 21 anos, um dos mais promissores judocas do mundo. O japonês venceu o Masters deste ano e as últimas duas edições do Grand Slam de Tóquio, uma espécie de mini-Mundial. Na final em Astana, ele superou o francês Loic Pietri, algoz de Victor Penalber nas quartas de final.

O brasileiro conquistou uma das medalhas de bronze em jogo, vencendo georgiano Avtandili Tchrikishvili, campeão mundial de 2014. A outra medalha bronzeada foi para o canadense Antoine Valois-Fortier.

Até aqui, o Japão lidera o quadro de medalhas, com quatro de ouro e nove no total. Dos 11 japoneses que competiram até aqui, só dois, ambos da categoria até 66kg, não subiram a pódio. A Coreia do Sul tem quatro medalhas (uma de ouro), França e Mongólia três (nenhuma de ouro) e o Brasil duas (ambas de bronze). Também o Casaquistão (ouro e prata) e a Romênia (ambas de prata) têm duas medalhas em Astana.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por