Dez meninas morrem em explosão de mina no Leste do Afeganistão

AFP
17/12/2012 às 06:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:39
 (Noorullah Shirzada/AFP)

(Noorullah Shirzada/AFP)

Dez crianças morreram na explosão de uma mina no momento em que recolhiam lenha na província de Nanagahar, leste do Afeganistão, nesta segunda-feira (17).

As crianças com idades entre 9 e 11 anos morreram quando uma delas ativou, acidentalmente, uma mina com um machado, informou Mohammad Sediq Dawlatzaiel, governador do distrito de Chaparhar.

"Uma antiga mina da época da jihad (contra as tropas soviéticas nos anos 80) explodiu, matando a 10 crianças e deixando duas feridas", disse.

O porta-voz do governo da província de Nangarhar, Ahmad Zia Abdulzai, afirmou, no entanto, que a mina havia sido colocada no local pelos "inimigos do Afeganistão", em referência aos insurgentes talibãs.

Desde 1989, quando os soviéticos deixaram o país após uma década de presença militar, 700.000 minas foram desativadas e mais 15 milhões de restos de explosivos localizados, segundo números da ONU.

Apesar dos esforços, mais de três décadas de guerra - com os soviéticos, a guerra civil dos anos 90 e contra as forças da Otan - transformaram o Afeganistão em um dos países com maior quantidade de minas do mundo.

Também nesta segunda-feira, uma forte explosão dentro das instalações de uma empresa terceirizada do exército afegão em Cabul deixou um morto e 15 feridos.

A explosão aconteceu em um edifício na estrada de Jalalabad, na saída leste da capital afegã, mas não afetou a base de Camp Phoenix, que também fica na estrada, segundo a Isaf, a força internacional da Otan.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por