Novos bombardeios em Aleppo, coração da guerra na Síria

AFP
11/09/2012 às 12:35.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:11
 (STR/AFP)

(STR/AFP)

ALEPPO - Os bairros rebeldes de Aleppo, a grande cidade do norte da Síria, palco de uma batalha crucial entre insurgentes e forças governamentais, foram alvos de intensos bombardeios no início da manhã desta terça-feira (11).

Enquanto o conflito entra em seu 19º mês, sem que uma solução pareça ser possível, o novo emissário da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, participa de reuniões na capital egípcia.

Durante o dia, ele deve se reunir "líderes da oposição síria, além de militantes e intelectuais sírios", declarou à AFP seu porta-voz Ahmad Fawzi. Ele se reuniu com alguns na segunda-feira. Sobre sua visita à Síria, "ela deve acontecer nos próximos dias", acrescentou.

Brahimi assumiu o cargo no dia 1º de setembro, após a renúncia de Kofi Annan, em razão da falta de apoio da comunidade internacional.

Em Aleppo, o Observatório Sírios dos Direitos Humanos (OSDH), que se baseia em uma rede de militantes e testemunhas, relatou o bombardeio durante toda a madrugada dos bairros rebeldes de Hanano, Chaar, Karm al-Mayssar e Haydriyé, no leste da cidade.

"Os rebeldes tentam entrar há três dias em Midane (centro). Ontem às 22h00 (16h00 no horário de Brasília), o Exército realizou uma operação e os afastou para o norte, na direção de Boustane al-Bacha", afirmou um habitante. Mas "a cidade está estranhamente calma neste momento", ressaltou nesta terça.

Em Aleppo, segunda maior cidade da Síria, com 2,5 milhões de habitantes, o abastecimento de água potável foi retomado, após a reparação da tubulação principal que foi destruída no fim de semana.

Contudo, a falta de água continua no noroeste da cidade, principalmente em Boustane al-Bacha, um bairro controlado pelos rebeldes.
    
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por