Desequilíbrio tem sido a marca do Cruzeiro no Brasileirão

Pedro Artur - Do Hoje em Dia
20/09/2012 às 08:14.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:26
 (Washington Alves/Vipcomm)

(Washington Alves/Vipcomm)

O técnico Celso Roth vem, desde o início do Brasileiro, batendo na mesma tecla: o desequilíbrio do Cruzeiro.

E isso pode ser comprovado na fraca campanha do time nas dez últimas rodadas do campeonato.

O time estrelado ocupa, nessa tabela fracionada, apenas a 14ª colocação, com 12 pontos conquistados, fraco aproveitamento de 40%.

Na avaliação do matemático Gilcione Nonato Costa, os últimos maus resultados refletem a situação do time. “É uma equipe inconstante. Teve picos no início, mas vem sendo irregular. Venceu alguns jogos, mas não tem regularidade e não inspira confiança”, afirma.

Da 16ª à 25ª rodada, disputada no fim de semana passado, o Cruzeiro obteve apenas três vitórias, contra times que estão abaixo dele na tabela de classificação, casos do lanterna Atlético-GO, Bahia (13º colocado) e Náutico (12º).

E o pior: foi derrotado fora de casa por Sport (2 a 1) e Figueirense (2 a 0) – ambos na zona da degola –, além de Botafogo, no Independência, e Coritiba, no Paraná.

Respiro

Nesse período, em contrapartida, o time conseguiu resultados significativos diante de equipes que brigam pelo título, como Atlético (2 a 2), Fluminense (1 a 1) e Vasco (1 a 1), todos os três brigando pelas primeiras posições.

Por conta dessa irregularidade, o desempenho cruzeirense não foge da seguinte análise: insuficiente para quem sonha com uma vaga na Copa Libertadores; mediano para alcançar a Sul-Americana; não muito confiável para se afastar com segurança o risco de rebaixamento.

A verdade é que a equipe estrelada só não está em pior situação por causa da excelente performance nas seis primeiras partidas que fez no Campeonato Brasileiro.

No início da competição, o Cruzeiro somou 14 dos 18 pontos disputados, em quatro vitórias e dois empates, e chegou a liderar por uma rodada, dando a impressão de que iria surpreender na temporada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por