Luminárias modernas na Praça da Liberdade são alvo de críticas

Danilo Emerich - Hoje em Dia
02/05/2014 às 07:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:23
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A falta de conservação e a descaracterização das luminárias da Praça da Liberdade, cartão-postal de Belo Horizonte, foram alvo de criticas de frequentadores e moradores no entorno do patrimônio histórico. A substituição dos equipamentos, datados da década de 1930, por uma iluminação moderna foi denunciada pelo Hoje em Dia, na edição dessa quinta-feira (1º).

A universitária Nayra Lima, de 21 anos, reprovou a troca e acha que apesar de ser algo pequeno, dá margem para outras descaracterizações. “É algo histórico e faz parte do contexto da cidade”, completou a amiga Letícia Frois, de 22.

Já o fotógrafo Fernando Martins, de 55 anos, e a paisagista Rosimeire Gontijo, de 50, criticaram a troca das luminárias e ainda reclamaram do estado de conservação da Praça da Liberdade. “As lixeiras estão danificadas, e a limpeza deveria ser melhor”, disse Martins.

HISTÓRICO

O problema se arrasta desde a reforma da praça, em 2000. No entanto, a Cemig informa que o problema é temporária e será solucionado até dezembro.

O técnico de tecnologia e normalização da Cemig, Sérgio Blaso, também disse que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está ciente da situação e acompanha o processo.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por