Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Com luta ao lado da comunidade, Prefeitura interdita empresa poluidora no Barreiro

Publicado em 17/04/2024 às 20:41.

É essencial que moradores e líderes comunitários e políticos trabalhem em conjunto em prol do bem-estar coletivo. Quando nos unimos, podemos identificar as necessidades reais da comunidade e articular soluções eficazes para abordar questões urgentes, como infraestrutura, saúde, educação e segurança. 

A participação ativa dos moradores e líderes comunitários no processo político fortalece a democracia local e garante que as políticas públicas sejam desenvolvidas com base nas necessidades reais das pessoas, promovendo um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos.  

A política aplicada de forma correta, em colaboração com os moradores e líderes comunitários, tem o poder de transformar positivamente a vida das pessoas. Ao trabalhar em parceria, podemos intervir de forma que realmente atendamos às demandas da comunidade, garantindo acesso igualitário a serviços essenciais e oportunidades de desenvolvimento. 

Como vereador entendo a importância dessa colaboração e estou comprometido em ouvir e representar os interesses da população de Belo Horizonte, buscando sempre o benefício coletivo e o progresso da cidade. Na coluna de hoje quero ilustrar como isso acontece na prática em nosso mandato:

Recentemente moradores e líderes comunitários do Distrito Industrial do Vale do Jatobá nos procuraram para nos informar que um cheiro forte de produtos químicos começou a aparecer no Barreiro com alguma regularidade nos últimos dois anos, mas que havia se tornado constante nas últimas semanas, preocupando a população.  Os moradores descreviam o odor como uma espécie de mistura que varia gasolina, querosene, graxa, gases, fios queimados e produtos químicos.  

Eles reclamaram da presença constante do cheiro no bairro e temiam intoxicação e danos na saúde da população.  Alguns começaram a usar máscaras para minimizar o impacto. O odor invadia as casas do Barreiro por meio de ralos e encanações.  

Por mais de um ano, trabalhamos para eliminar esse incômodo junto aos moradores, líderes comunitários e comerciantes da região. Até que a Copasa identificou indícios de entupimento da rede hidráulica devido ao descarte irregular de resíduos industriais.

Foram inúmeras as ações do nosso mandato inclusive organizamos uma manifestação pacífica junto com os moradores em frente à empresa responsável por causar todos esses problemas.  Durante a ação, representantes da prefeitura e outros órgãos de fiscalização chegaram para notificar a empresa (depois de muita insistência nossa).

Logo depois, a Prefeitura de Belo Horizonte interditou as atividades da empresa LOCTR - Tecnologia de Resíduos Ltda, localizada no Distrito Industrial do Vale do Jatobá, em decorrência de irregularidades no lançamento de resíduos nas redes de esgoto e das de drenagem pluvial. 

Com nosso trabalho duro junto à comunidade tivemos mais essa importante vitória e finalmente bradamos: “O povo unido jamais será vencido”!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por