José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Miles de gracias, amigos

Publicado em 27/03/2024 às 06:00.

Na última terça-feira, dia 19 de março, comemorei mais um aniversário de modo diferente. Isso foi no lançamento da 5ª edição de “Como Passei em 16 Concursos”. Agradeço primeiramente o entusiasmo e a dedicação da diretoria da Editora Del Rey, que acreditou nesse projeto.

Eu nunca vi o salão de eventos do Minas Tênis Clube tão cheio de alegria. Reencontrei amigos que eu não via há anos. Resgatei relacionamentos que pareciam não mais existir.

Muitos compraram vários exemplares, para si mesmos e para familiares. Tiramos tantas fotos que estou postando-as aos poucos nas minhas redes sociais. Nelas eu estou mencionando o nome dos que se fizeram presentes.

Deixo de citá-los neste texto porque superariam, em muito, o limite de caracteres sugeridos pela chefia de redação. E, mesmo que eu citasse todos, haveria o risco de me esquecer de alguém, o que seria uma injustiça. Então, prefiro dizer que estiveram presentes juízes, delegados, colegas da Polícia Federal, funcionários de várias repartições e meus alunos.

Como destaque especial, também estiveram presentes colegas da inesquecível turma de 1983 da PMMG, carinhosamente chamada de “a turma dos 79 milhões” (porque a matrícula de todos nós é iniciada por “79”.

E, nesta 5ª edição, o livro virou um sucesso internacional. Estou em negociações para editar a obra em espanhol, o que nos propiciará ingresso no mercado da América Latina. Isso, além do reconhecimento da qualidade das dicas para aprender mais e melhor, também serve para refletirmos que concurso público não é uma instituição exclusiva do Brasil.

Nossos “hermanos” da Argentina, México, etc também sonham em conquistar um cargo público que lhes garantam estabilidade. Aliás, a estabilidade também não é exclusividade do Brasil. Todo país, em maior ou menor número, tem um grupo de funcionários que servem ao Estado (e não a quem estiver governando durante um mandato).

Então, muito em breve você poderá ter notícias das minhas palestras em espanhol. E, desde já, agradeço a quem me aprimorou na fluência da “dulce lengua de Quijote”. Desse modo, e assim como ocorre no Brasil, percorrerei noutros países as escolas, faculdades, clínicas de reabilitação de dependentes químicos, companhias de seguros, igrejas, repartições públicas, times de futebol...

E, quando “los Hermanos” perguntarem o porquê de tantos ambientes distintos, responderei que “mi libro no trata sólo de técnicas de estudio y memorización. También es para desrrollar la mentalidad de victoria”.

Mas, por enquanto, eu digo aos que compareceram ao lançamento da 5ª edição:

- Miles de gracias, amigos.

* José Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, professor das Faculdades Promove e mestre em Educação. Autor dos livros “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do Advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por