Quem vê nome, não vê cor: pitorescos, títulos de esmaltes conquistam por criatividade

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
02/09/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:13
 (Risqué/Divulgação)

(Risqué/Divulgação)

Foi-se o tempo em que os nomes dos esmaltes faziam referência à cor no vidrinho ou homenageavam, pontualmente, atrações da TV. Caso do clássico Rebu, da Risqué, lançado em 1974 em tributo à minissérie da Rede Globo.

O processo criativo evoluiu junto com as consumidoras e, hoje, coleções que unam cores ligadas às tendências de moda e levem nomes divertidos cativam e causam frisson nos salões de beleza.

Tanto é que as próprias clientes já chegam para as manicures com os títulos pra lá de pitorescos na ponta da língua. “Geralmente, sentem-se atraídas pela proposta. Exemplo, da própria Risqué, é o ‘Leo mandou flores’. Elas brincam: ‘Ah, vou passar esse hoje para ver se o Leo me manda flores’. Isso já na expectativa de algo”, conta Gislane Almeida, designer de unhas do Tom Beauty Studio.

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Quando lançada, em 2015, a coleção do “Leo” (que também tinha André, Guto, João, etc) sofreu críticas nas redes por valorizar atitudes masculinas. No entanto, apesar da repercussão negativa da época, as cores emplacaram. Principalmente o “Leo”, um fúcsia de acabamento cremoso.Risqué/Divulgação

Três das cores da coleção da Risqué “Homens que Amamos”. Lançada em 2015, deu o que falar pela homenagem às atitudes tidas como tipicamente masculinas

Receita

Mas, o quê vem antes? Os tons ou os nomes inusitados? De acordo com as marcas, o mapeamento de tendências de cores no Brasil e no mundo é realizado em primeiro lugar.Flávio Tavares / N/A

Mulheres pedem esmaltes nos salões pelo nome

“Analisamos o comportamento das nossas consumidoras. Os assuntos mais comentados, lugares para onde vão, pessoas que seguem, o que vestem... nessa hora tudo serve de inspiração! A partir disso, chegamos ao tema da coleção, às cores, e, por fim, aos nomes”, revela a grouper de desenvolvimento da Colorama, Carolina Lamaziere. 

E essa compreensão do perfil das clientes é essencial para fazer uma série bombar e é igualmente um desafio. Afinal, as características das compradoras de esmaltes são diversas.

“Temos desde as jovens que começam a usar a marca na adolescência até as mais velhas, que já têm seus queridinhos”, descreve Lamaziere.Dailus Color/Divulgação

“Lenda colorida”, “Tobogã de arco-íris” e “Pote encantado” são alguns dos nomes pitorescos da coleção multicolorida “Atrás do Arco-Íris” da Dailus Color. “O perfil do nosso público consumidor é bem diversificado. Porém, é livre, irreverente e jovem de espírito”, destaca Carolina Bertelli, gerente de marketing da marca

Repercussão

Há coleções que têm excelentes resultados de vendas, como é o caso da “Atrás do Arco-Íris”, da Dailus Color. Com 10 cores ligadas ao universo mitológico, algumas como “Baba de Unicórnio” e “Chifre Mágico” sobressaíram.

Para verificar o sucesso de uma tonalidade e a manutenção da mesma na paleta fixa, as marcas têm termômetros para medir a repercussão.

“Checamos o sucesso nas vendas em todos os pontos de vendas físicos e on-line, além da interação com as campanhas e em nossas redes sociais”, destaca Carolina Bertelli, gerente de marketing da Dailus.

Influenciadoras digitais também são relevantes para a marca de cosméticos Dote. “O primeiro indicador são as colaboradoras que, já na manipulação, esboçam opiniões. Contamos com blogueiras e influencers, que recebem os produtos a título de presente, e, quando gostam, divulgam nas redes”, expõe Juliana Furtado, gerente de marketing da empresa. Dote/Divulgação

Da Dote, a coleção “Nude da Cabeça aos Pés”, composta de seis tonalidades, foi inspirada em um item pelo qual as mulheres são apaixonadas: sapatos. Em cada vidrinho, o nome de um tipo: rasteirinha, peep toe, anabela...

E quando uma ou mais cores conquistam as consumidoras, deixá-las no rol de produtos é certeiro. “Exemplo recente foi a coleção ‘Nudes Reais’, lançada em 2017. Seis cores diferentes de nudes deram o que falar e tiveram repercussão extremamente positiva. Depois de cruzar os dados de venda com o que ouvimos em nossas redes, tivemos a certeza que três cores deveriam entrar para a gama de cores”, explica Carolina Lamaziere, da Colorama.Mohda/Divulgação

Na Mohda Cosméticos, “nenhum esmalte é descontinuado em menos de dois anos de coleção, por mais que a venda não seja tão significativa”, revela Marcela Goulart, da equipe de marketing e desenvolvimentoDote/Divulgação

Ícone mundial querida por mulheres de várias idades, Hello Kitty deu vida à coleção da Dote de esmaltes direcionados exclusivamente ao público adulto. “Suspiro”, “Sundae” e “Macaron” são alguns dos nomes

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