Alteração de trânsito em avenidas de BH testa paciência de motoristas

Danilo Emerich - Hoje em Dia
23/01/2014 às 11:17.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:32
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

A alteração do trânsito na esquina das avenidas Afonso Pena e Carandaí até o cruzamento com Alfredo Balena e rua Pernambuco, no Centro de Belo Horizonte, testou a paciência dos motoristas. Em função da mudança no trecho, que agora funciona com mão invertida, resultou em desinformação e congestionamentos.

Mesmo com agentes da BHTrans e faixas informando os novos sentidos de direção, não faltaram motoristas e pedestres confusos. A todo momento um veículo parava próximo aos funcionários da empresa de trânsito e transporte de BH para pedir informações.

O gargalo atingiu até motoristas que estavam a quilômetros de distância e sequer tinham como destino o trecho modificado. A reportagem do Hoje em Dia fez o trajeto entre a rua Marechal Deodoro, no bairro Floresta, até a avenida Brasil, no Santa Efigênia, por volta das 9h da manhã. Para fazer o percurso, de exatos 1,4 km que leva em média cinco minutos de carro, foram gastos nada menos do que 25 minutos. Fileiras de automóveis se formaram e em praticamente todos os cruzamentos houve congestionamento.

Esta é a sétima alteração no tráfego da capital mineira, desde outubro do ano passado. Só em janeiro deste ano já são cinco. A nova intervenção prevê modificações na circulação da avenida Carandaí, entre as avenidas Afonso Pena e Professor Alfredo Balena. A via agora conta com três pistas: duas no sentido Área Hospitalar/Centro, e uma no sentido contrário.

Para quem segue na avenida Afonso Pena, no sentido bairro Mangabeiras/alameda Ezequiel Dias ou à Área Hospitalar, é preciso manter a direita na via e depois acessar a pista central na avenida Carandaí. Já para quem segue no sentido contrário, vindo da Praça 7, em direção à região hospitalar, é preciso manter a esquerda na Afonso Pena e depois acessar, à esquerda, a pista do meio na Carandaí.

Os motoristas quem dirigem na avenida Professor Alfredo Balena, também há mudanças. Quem vem da Área Hospitalar e segue para a Praça 7, deve acessar a pista da direita na avenida Carandaí. Já os quem vão em direção ao bairro Mangabeiras e rua dos Guajajaras, devem acessar a pista à esquerda na Carandaí.

Não é mais permitido seguir reto da rua Pernambuco em direção à alameda Ezequiel Dias. As linhas de ônibus 62, 9204, 9403, 9404, 9408, 9805 e SC03A também tiveram alterações de itinerário. Já o ponto de embarque e desembarque das linhas 4102, 4103, 4107, 4108 foi transferido em alguns metros, da avenida Afonso Pena, 1.715, para o número 1.781. (Colaborou Renato Fonseca)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por