Divulgação
"O Tempo e o Vento", de Jayme Monjardim, chega às telonas
Thiago Lacerda passou quatro anos envolvido na construção do fascinante personagem

Logo que adquiriu os direitos autorais de "O Tempo e o Vento" com os descendentes de Érico Veríssimo, o cineasta Jayme Monjardim não hesitou em ir atrás do Capitão Rodrigo que estava em sua mente: Thiago Lacerda. Valeu a aposta. Quem assistir ao filme que estreia nesta sexta-feira (27) em quase 300 salas brasileiras verá que o ator conseguiu emprestar aquele tom bonachão e misterioso ao personagem mais famoso da saga clássica da família Terra-Cambará.

Lacerda já tinha lido alguma coisa de Veríssimo, lembrava vagamente da minissérie global dos anos 80, mas decidiu mergulhar no personagem logo que aceitou o desafio. "Li a trilogia, em especial ‘O Continente’, a parte da saga em que está mais focada o filme", diz o ator, que também assistiu às produções de TV e cinema inspiradas nos três livros de "O Tempo e o Vento".

"É claro que tinha como referência os trabalhos de Tarcísio Meira e Francisco di Franco. A minha intenção foi fazer o meio termo. O Tarcísio fez um bonachão, enquanto o Francisco fez um personagem mais rude, típico do campo. O Capitão tinha que ter a dureza, mas seu humor e faceirice estão à flor da pele".

O ator passou quatro anos envolvido na construção do personagem. Algumas semanas antes, chegou a passar um período na divisa do Brasil com o Uruguai, para compreender melhor a cultura local e até adquirir um pouco o sotaque – desafiando a ideia original de Monjardim de fazer um filme sem sotaques. "O Capitão Rodrigo é fascinante porque possui vários aspectos ao mesmo tempo. Não é só cafajeste, bem-humorado ou durão. Ele é as várias possibilidades do homem da fronteira".

Teatro

O ator agora está envolvido com as gravações da novela das seis, "Joia Rara", onde interpreta um operário comunista de origem italiana. Pretende tirar férias em 2014 e colocar um novo projeto teatral em ação em 2015, em parceria com o diretor Ron Daniels – o mesmo de "Hamlet".

Saiba Mais

"O Tempo e o Vento" foi realizado ao longo de sete anos e contou com o trabalho de mais de 120 atores. Entre os protagonistas estão Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Cléo Pires, José de Abreu, Leonardo Medeiros e Paulo Goulart. Foram investidos mais de R$ 12 milhões nas filmagens.