Fipe: Índice de Serviços é de 0,82% na 2ª prévia do mês

Flavio Leonel
20/01/2014 às 18:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:28

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta segunda-feira, 20, que o Índice Geral de Serviços (IGS) registrou taxa de inflação de 0,82% na capital paulista na segunda quadrissemana de janeiro. O resultado ficou acima do observado na primeira leitura do mês, quando houve variação positiva de 0,76%.

A taxa do IGS continua muito próxima da registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe. Entre a primeira quadrissemana de janeiro e a segunda medição do mesmo mês, a inflação captada pelo indicador geral do instituto passou de 0,74% para 0,83%.

Para o coordenador do IGS e do IPC, Rafael Costa Lima, os resultados vêm ficando próximos porque, apesar da parte de serviços estar absorvendo impactos tradicionais gerados por aumentos nas passagens aéreas e nas mensalidades escolares, há, no IPC, uma pressão, também sazonal, que vem sendo apresentada pela parte de alimentação no domicílio, segmento que não integra o IGS na metodologia da Fipe.

Na segunda quadrissemana de janeiro, o item Ensino Superior, com alta de 3,68%, foi o que gerou maior pressão no IGS. O avanço foi mais expressivo do que o de 1,53% da primeira leitura do mês. Outro destaque foi a passagem aérea, que apresentou elevação de 7,73% contra aumento anterior de 6,76%.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por