Golpistas invadem o Facebook com páginas falsas de promoções para a Black Friday

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
22/11/2018 às 15:57.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:57

A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (23) e conquista cada vez mais consumidores em busca promoções, tem atraído também os golpistas. Somente na última semana, foram identificadas 234 páginas falsas no Facebook com posts relacionados à  Black Friday utilizando indevidamente marcas de sete grandes varejistas:  Americanas, Walmart, Magazine Luiza, Casas Bahia, Mercado Livre, Ponto Frio e Submarino. Pelo menos 96 páginas foram criadas especificamente para a data, segundo o laboratório da PSafe, empresa especializada em cibersegurança responsável pelo levantamento. O objetivo dos fraudadores é roubar dados pessoais e de cartão de crédito dos usuários.

"O Facebook geralmente é usado pelos cibercriminosos porque a plataforma possui mecanismos que facilitam a identificação do público-alvo. Então ali é mais fácil encontrar pessoas que têm mais chance de serem vítimas", afirma Emilio Simoni, diretor do laboratório da PSafe, lembrando a possibilidade de segmentação de campanhas nessa rede. 

A Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Minas Gerais não tem um levantamento específico sobre esses golpes, mas o delegado Magno Machado Nogueira acredita que possa haver um aumento de denúncias na semana após a Black Friday. O motivo, segundo ele, é que o consumidor muitas vezes percebe que caiu no golpe só após realizar a compra.

"Geralmente são promoções com preços muito atrativos, a pessoa acha que está fazendo um bom negócio e corre para comprar. Aí caiu no golpe. O consumidor tem que ligar o alerta diante de preços muito fora do mercado", orienta o delegado. 

As 234 páginas falsas já somam mais de 15 mil curtidas. Entre os produtos mais ofertados estão o telefone celular e a televisão, além de outros eletrodométicos e eletrônicos. "As três marcas mais usadas (pelos golpistas) são Americanas, em primeiro lugar, Walmart e Magazine Luiza", aponta o diretor do laboratório da PSafe. 

Para garantir a segurança das transações, o Facebook afirma que adota uma série de medidas e pede também ao usuário que denuncie qualquer indício de fraude. "Autenticidade é fundamental para o Facebook e não permitimos contas falsas ou pessoas tentando se passar por outras", informou a rede social por meio de nota.PSafe/DivulgaçãoAmericanas.com foi a página mais falsificada na última semana, segundo a PSafe

Botão "Comprar Agora"

Um comportamento de risco identificado pelo levantamento da PSafe é que em 83 páginas falsas das 96 criadas para a Black Friday o botão "comprar agora" foi ativado. Quando o consumidor clica nesse ícone, ele é levado a um site falso que se passa pelo da marca fraudada no Facebook. Nesses sites, o usuário encontra produtos com grandes descontos e todo o layout do e-commerce é copiado fielmente para enganá-lo. 

A pessoa segue o fluxo de todo o processo de compra como se estivesse realmente adquirindo o produto e, para isso, é necessário incluir dados pessoais completos e de cartão de crédito. Ao final, recebe uma mensagem de que a compra foi concluída, incluindo o número do pedido. PSafe/DivulgaçãoNa página falsa, todo processo de compra segue normalmente como se a pessoa tivesse realizado a transação

Para não cair em armadilhas

A primeira orientação é evitar comprar por impulso. Segundo o diretor do laboratório da PSafe, é preciso dedicar tempo para checar itens de segurança. "O ideal é ter um antívirus atualizado, mas o consumidor deve ficar atento a outros detalhes como por exemplo o número de seguidores da página. Geralmente as grandes lojas têm mais de 2 milhões de seguidores. Desconfiar também se o telefone de contato é um celular. As grandes lojas oferecem um 0800 ou 4004. Os celulares geralmente são usados pelos fraudadores", alerta.

Outra dica é checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br.

O delegado Magno Machado Nogueira também orienta o consumidor a verificar se a página tem o cadeado de segurança no canto esquerdo no alto da tela, verificar também o endereço com "https". A sigla em inglês htts (Hyper Text Transfer Protocol Secure) pode ser traduzida como "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Ela aparece antes do endereço eletrônico do site que o usuário deseja acessar, garantindo que se trata de uma conexão de dados segura. "E é mais seguro usar cartão de crédito do que boleto bancário ou fazer a transferência bancária", conclui o delegado.

Como identificar a fraude

O Facebook também reúne uma série de ferramentas para ajudar na identificação de empresas e promoções legítimas. Confira:

  1. Procure o selo azul: as páginas de grandes empresas normalmente são verificadas e contam com um selo azul depois do nome, embaixo da foto de perfil, no canto superior esquerdo da tela.
  2. Recomendações e avaliações: fique atento aos comentários nas publicações de empresas de menor porte, assim como à data de criação da página.
  3. Detalhes da página: você também pode verificar o histórico de páginas, que mostra se ela teve seu nome alterado ou se foi mesclada com outra. O Facebook não permite mudanças de nome de páginas que resultem em conexões falsas ou não intencionais e que alterem substancialmente o assunto das páginas. Basta clicar no "i" localizado no canto inferior direito da foto principal da página.
  4. Links externos: tenha atenção especial com páginas ou links que direcionam a um site externo ao Facebook ou então exigem algum tipo de compartilhamento para obtenção de um prêmio. Confira antes se o endereço externo é confiável.
  5. É bom demais pra ser verdade: sempre desconfie de ofertas com desconto muito alto. Se o produto ou serviço está com preços muito abaixo dos valores médios praticados no mercado, pode ser um indicativo de fraude.
  6. Reporte Spam: Se você encontrou algo que acha que é spam, siga algumas etapas e remova esse conteúdo.

Mas se o consumidor já caiu no golpe, a orientação é fazer contato com a operadora de cartão para tentar bloquear a compra, fazer o boletim de ocorrêcia em uma delegacia perto de casa e levar para polícia toda a documentação da compra, como os prints dos produtos, da transação e mensagens enviadas pela empresa. PSafe/DivulgaçãoAs páginas falsas são praticamente idênticas às oficias, mas alguns itens podem denunciar o golpista

A reportagem do Hoje em Dia procurou pelas empresas citadas. Confira o posicionamento de cada uma delas.

WALMART 

"O Walmart orienta que os consumidores se atentem a alguns indícios de fraude antes de acessarem ou concretizarem uma compra pelo e-commerce:

  1. Sempre verificar se a oferta é remetida à URL do site oficial da empresa www.walmart.com.br e se há erros ortográficos ou de concordância nos textos da página;
  2. Para anúncios de produtos nas redes sociais, confiar apenas nas páginas oficiais do Walmart www.walmart.com.br;
  3. Limitar a busca de ofertas a e-commerces bem avaliados por órgãos competentes e não confiar em e-mails e sites que enviem links e arquivos anexos suspeitos, ou que peçam informações pessoais;
  4. Utilizar senhas difíceis de serem descobertas, mas familiares o bastante para que não seja preciso salvá-las no computador;
  5. Desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado;
  6. Em caso de suspeita de fraude, contatar a empresa pelos canais de comunicação ao consumidor para verificar se a oferta é verdadeira".

CASAS BAHIA 

"A Casas Bahia informa que, sempre que toma conhecimento sobre casos de fraude por meio de páginas falsas, notifica as redes sociais e órgãos competentes para que essas páginas e sites sejam retirados do ar. A empresa orienta os clientes para realizarem compras apenas nos canais oficiais da marca, como no Facebook da loja, site da empresa e aplicativos".

PONTO FRIO

"A Via Varejo (que representa o Ponto Frio) informa que, sempre que toma conhecimento sobre casos de fraude por meio de páginas falsas, notifica as redes sociais e órgãos competentes para que essas páginas e sites sejam retirados do ar. A empresa orienta os clientes para realizarem compras apenas nos canais oficiais da marca, como no Facebook da loja, site da empresa e aplicativos". 

MERCADO LIVRE

"O Mercado Livre repudia o uso oportunista de sua marca por terceiros que visam fins ilícitos. A empresa esclarece que todas as ofertas da Black Friday 2018, assim como todas as demais que anuncia, são concentradas exclusivamente na plataforma www.mercadolivre.com.br  e no perfil oficial da marca no Instagram (@mercadolivre)".  

MAGAZINE LUIZA

"O Magazine Luiza tem um serviço que faz a varredura da rede atrás de páginas e postagens usando indevidamente o nome da marca. Quando localizadas, essas postagens e páginas são derrubadas e, se o caso, a equipe jurídica da empresa aciona quem usou o nome da empresa indevidamente."  

AMERICANAS 

"O cliente deve conferir, quando a promoção for veiculada na mídia social, se a página é realmente da marca. Para isso, basta, quando direcionado ao link do anúncio, verificar se o endereço do site é www.americanas.com ou www.americanas.com.br. Além disso, deve conferir o endereço do remetente do e-mail, quando receber a promoção por meio deste canal, para se certificar se foi encaminhado dos seguintes remetentes:

  • news@mkt.americanas.com,
  • ofertas@emkt.new.americanas.com.br,
  • news@mkt.af.americanas.com.br,
  • atendimento@americanas.com.br,
  • sac.atendimento@americanas.com,
  • sac.atendimento@mkt.americanas.com.

Todas essas informações são encontradas na home do site".  

SUBMARINO

"O cliente deve conferir, quando a promoção for veiculada na mídia social, se a página é realmente da marca. Para isso, basta, quando direcionado ao link do anúncio,  verificar se o endereço do site é www.submarino.com.br. Além disso, deve conferir o endereço do remetente do e-mail, quando receber a promoção por meio deste canal, para se certificar se foi encaminhado dos seguintes remetentes: 

        • news@emkt.submarino.com.br
        • news@emkt.sf.submarino.com.br
        • atendimento@submarino.com.br
        • sac.analise@submarino.com.br;
        • atendimento.sub@submarino.com.br;
        • marketplace.suba@submarino.com.br

Todas essas informações são encontradas na home do site." 

Com colaboração de Amanda Souza sob supervisão de Cássia Eponine

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