Otimista, setor supermercadista prevê 70 novas lojas e mais de 7 mil empregos para 2019

José Vítor Camilo
13/02/2019 às 16:51.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:32
 (Arquivo)

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Após receberem a agradável surpresa de um crescimento no faturamento nos supermercados em Minas Gerais em 2018, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) fez uma projeção bastante otimista para este ano. O setor espera inaugurar cerca de 70 unidades, o que geraria aproximadamente 7,3 mil novos empregos no Estado. 

O superintendente da Amis, Antônio Claret, explica que o setor supermercadista fechou o ano passado com um crescimento de 2,98% em relação a 2017. "Vínhamos anunciando uma expectativa de crescimento de 2,8%, portanto, obtivemos um número acima do esperado e, com isso, a gente trabalha com uma perspectiva ainda melhor para esse ano", diz. 

A ascenção no faturamento esperada para 2019 é de 4% em relação a 2018. "A abertura destas novas lojas são em várias partes do Estado, não estão concentradas na região metropolitana de BH. As redes estão se expandido para o interior. Por exemplo, das inaugurações mais recentes, temos nesta quinta-feira (14) a inauguração de um Mart Minas em Contagem. Já os Supermercados BH abrirão uma loja no bairro Bonfim, na região Noroeste da capital, no dia 20 de fevereiro e, no dia 28, outra em Juiz de Fora, na Zona da Mata", aponta Claret.

Com a abertura de novos supermercados, as contratações acontecem em todo o operacional. "Contratam caixas, repositor, segurança, fiscal, retaguarda, as lojas que tem padaria também contratam pessoal especializado. São muitas as áreas", finaliza o superintendente. 

Números

O segmento supermercadista de Minas Gerais encerrou 2018 com 7.242 lojas em funcionamento, com a abertura de 69 unidades no ano. As projeções da Amis no início daquele ano eram de que 60 lojas seriam inauguradas. O que também superou as previsões da associação foram os investimentos em expansão. A entidade previa que R$ 440 milhões seriam investidos ao longo de 2018 e o montante chegou a R$ 514 milhões. 

Houve crescimento também nas vendas em 2018. Segundo apurou a pesquisa "Termômetro de Vendas", da AMIS, o faturamento do segmento supermercadista mineiro foi de R$ 35,8 bilhões no ano passado, ou seja, 2,98% maior que o de 2017.

O modelo atacarejo ganhou força em 2018, com 25 unidades, sendo 22 novas lojas e três transformadas de outros formatos. Mas as lojas de vizinhança continuam predominando nos investimentos supermercadistas e recebendo mais atenção dos empresários. Durante o ano, foram abertas 45 unidades de vizinhança. As outras duas lojas abertas foram um hipermercado compacto e uma Express. Esta última trata-se de pequenas lojas que devem ganhar força no setor em 2019.

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