Usados: Apesar de simples, Celta tem grande procura

Marcelo Ramos
08/02/2019 às 20:37.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:28
 (GM)

(GM)

O crescimento seguido das vendas de automóveis novos é um sinal de que a economia está se aquecendo, mas não significa poder de compra generalizado. Para uma grande parcela de consumidores, a solução ainda é apostar num usado de baixo custo. E para quem não se importa com conteúdos e busca uma forma barata de se deslocar, o Chevrolet Celta é imbatível.

O Celta chegou ao mercado em 2000 para ser o modelo de entrada da GM, com interior simples, apenas duas portas e lista de conteúdos enxuta. No entanto, o carrinho caiu no gosto do público justamente por ser barato e econômico, já que seus 800 kg de peso não sacrificavam o esquálido motor 1.0 de 60 cv.

O Celta foi produzido até abril de 2015, quando saíram as últimas unidades da linha 2016. Nesse período, o carrinho teve inúmeras versões, opção de motor 1.0 e 1.4, ganhou carroceria quatro portas e passou por duas plásticas, sendo que a de 2011 lhe deu novos faróis e lanternas, além de um painel com quadro de instrumentos completo.

O pequeno Chevrolet tem bom desempenho no mercado de usados e figura entre os cinco modelos mais negociados, segundo a Fenabrave. 

Preços
O Celta é um automóvel que orbita na faixa dos R$ 10 mil e R$ 30 mil. De acordo com a Fipe, a cotação do Celta varia de R$ 10.665 a R$ 28.682. No entanto, no varejo há opções que vão de R$ 7.500 a R$ 27 mil. 

Uma opção interessante seria LT 1.0, ano 2015. Segundo a Fipe, sua avaliação é R$ 26.626. Além de ser uma unidade com menor tempo de fabricação, vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos. 

O acabamento é simples, recoberto de plásticos duros, e a montagem está longe de ser um exemplo de precisão. São fatores que podem comprometer o conforto a bordo, devido ao excesso de rangido.

Motor 
A unidade 1.0 8v do Celta LT (2015) entrega 78 cv e o torque de 9,5 mkgf, que dá ao carrinho bom desempenho na cidade. No entanto, quando carregado, o carrinho sofre para vencer ladeiras e fazer ultrapassagens. Por outro lado, sua média de consumo com gasolina gira em torno dos 12,5 km/l na cidade. Com álcool, a média cai para cerca de 9 km/l. 

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