Editorial.

Geração de empregos traz alento a Minas

Publicado em 28/07/2020 às 19:55.Atualizado em 27/10/2021 às 04:08.

Saldo de 1,8 mil empregos gerados em junho. Um número modesto em outras circunstâncias, mas que traz alento em tempos de pandemia e de impactos econômicos inevitáveis e cada vez mais sentidos. Os dados de Minas Gerais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelam que outra curva tão preocupante quanto a do contágio pela Covid-19 - a do fechamento de postos de trabalho - dá sinais de perda da intensidade. Vale lembrar que, em abril, foram 88 mil os empregos fechados no Estado.

Como alertam os especialistas, é cedo para identificar uma tendência de retomada consistente e longeva, até mesmo porque a economia não se dissocia da questão sanitária. E ainda não há como prever o panorama de disseminação do novo coronavírus para além do momento atual e diante de um esforço de retomada. Um recrudescimento do número de casos certamente levaria a novos recuos e, com eles, à inibição das atividades de vários setores econômicos - ou à prorrogação do quadro atual de restrições.

Além disso, a partir de agosto começam a chegar ao fim (a menos que haja decisão em contrário da equipe econômica do Governo Federal, algo com que não se pode contar como certo) os efeitos da Medida Provisória 936, que permitiu a suspensão temporária de contratos ou a redução de jornada e salário. Será o momento de avaliar as condições para seguir e eventuais ajustes e redimensionamentos, o que não exclui a possibilidade de novas dispensas. Tanto mais se o grau da pandemia continuar inibindo ações de retomada.

Por outro lado, é um sinal inequívoco de que, a menos que a situação saia totalmente do controle, o pior está ficando para trás. A turbulência econômica mais forte ao que parece, foi superada. O que é condição básica para uma recuperação gradual e constante. 

Tais números, no entanto, não podem de forma alguma desobrigar os governos de oferecer políticas de suporte e estímulo; crédito e parcerias para garantir a saída sustentável de um período complicado. Ainda com obstáculos e desafios; como, aliás, se mostra o caso em todo o mundo. Mesmo porque o saldo do ano ainda é bastante negativo e preocupante.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por