Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Editorial.

Segue o perigo das fake news na pandemia

Publicado em 04/11/2020 às 20:58.Atualizado em 27/10/2021 às 04:57.

Passados muitos meses, muitos mais do que gostaríamos ou imaginávamos, o mundo ainda aprende, de forma dolorosa, a lidar com as graves e múltiplas consequências da pandemia da Covid-19. O número de mortos e infectados voltou a crescer, a Europa vivencia a temida segunda onda de contaminação, com toque de recolher em várias localidades; expectativas e temores em relação à imunização crescem quase na mesma proporção.

Quase. No início da pandemia, via-se uma pandemia paralela, a das fake news, atrapalhando sobremaneira o combate à Covid-19. Teve de tudo! 

As redes sociais potencializaram a divulgação do desserviço: supostos comunicados de órgãos de saúde, notícias apócrifas citando possíveis antídotos ao vírus, relatos de hospitais abarrotados de pacientes entubados em UTIs; o que estaria sendo escondido da opinião pública. Do mesmo modo, ainda hoje proliferam críticas a um suposto exagero dispensado à pandemia, como se não se tratasse de uma questão global preocupante e séria.

Infelizmente, os criadores de fake news não dão trégua. Parecem se divertir com o cenário muitas vezes caótico criado e agora reverberam notícias falsas sobre as vacinas. Em setembro, houve aumento de 383% em postagens com conteúdo falso ou distorcido sobre o tema no Brasil. 

Mesmo que venha disfarçado de meme, vale lembrar que tal conteúdo é fruto de uma conduta irresponsável que pode induzir, especialmente os menos instruídos, ou mais assustados, a adotar posturas equivocadas. Todos perdemos e o choro passa a ser mais duradouro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por