Editorial.

Um novo alerta

10/12/2020 às 20:00.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:16

O Brasil confirmou, no Rio Grande do Norte, o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 e Minas Gerais tem 17 casos suspeitos que estão em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas). Isso demonstra a força do vírus! Médicos e especialistas já vinham alertando que uma nova contaminação era possível e poderia ainda vir em uma forma mais grave da doença, como acontece com os casos de dengue. 

É imprescindível que a população se conscientize que os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus não devem ser deixados de lado; é necessário redobrar a atenção. O uso de máscara, a higienização das mãos e roupas, da casa, dos ambientes, e o isolamento social devem fazer parte da rotina de cada pessoa. Só no Brasil, 179 mil pessoas morreram vítimas da doença até ontem; em Minas, houve cerca de 10.500 mortes no mesmo período, e é provável que muitas pudessem ter sido evitadas com cuidados simples. 

Cada vez mais, o mundo necessita de vacina para proteger a população e prevenir contra novos casos de infecção ou reinfecção. O desenvolvimento e a produção da vacina não devem estar ligados a questões políticas que só atrapalham o avanço da ciência. Os governos devem estar alinhados às autoridades de saúde para elaborarem juntos um planejamento eficaz, sério e preciso para imunização. É urgente a elaboração de um plano nacional de vacinação contra o coronavírus que proteja toda a população, sem excluir ninguém por questões de gênero, raça ou idade e, muito menos, políticas. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por