A gastronomia mineira é sucesso em todo o lugar

Baques Sanna*
territorios@hojeemdia.com.br
30/07/2016 às 17:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:04

De repente, acontece o “boom” da gastronomia. Parece que se descobriu (ou redescobriu-se?) os prazeres da boa mesa e das alegrias que ela propicia. Desafios, competições e preparos de guloseimas em cozinhas de sonhos proliferam nas emissoras de TV do mundo inteiro, em todos os horários e para todos os gostos.

Minas não poderia ficar de fora: tendo uma das mais tradicionais, variadas e ricas gastronomias do país, possui ainda chefs consagrados aqui e no exterior. Sua gastronomia tem características diversas como os temperos e condimentos, as iguarias e uma tradição natural mesclada com influências de outras partes do mundo.

A fama do feijão tropeiro de Minas já corre o mundo todo, o pão de queijo é exportado para vários países e produtos como café, frutas do cerrado, doces, cachaça e cerveja, dentre outros, podem ser encontrados facilmente além das nossas fronteiras nacionais e internacionais.

Convidado a ser o anfitrião da MadridFusion/2013, um dos maiores eventos de gastronomia do mundo, Minas representou o Brasil de forma, quando nada, brilhante: fez as honras da casa como anfitriã do evento, com uma delegação chefiada pelo então governador Antonio Anastasia, da qual fizeram parte 16 dos mais renomados chefs do Estado e com dois stands, um de degustação e um institucional.

Além do tradicional cafezinho e das frutas do cerrado, as águas minerais de Cambuquira e São Lourenço foram degustadas e apreciadas na oportunidade, contribuindo para que nossa gastronomia se tornasse mais conhecida e apreciada no mundo.

Este evento serviu de base para a formação da Frente da Gastronomia Mineira (FGM), entidade que visa promover nossa gastronomia, ligada à história, cultura e tradições de Minas.

As vantagens beneficiam desde os fornecedores de produtos, passando pela agricultura familiar, até os estrelados restaurantes do mundo, que importam nossos chefs e nossas especiarias.

Aspectos relevantes como a gastronomia criativa e a sustentabilidade são promovidos e recomendados pela FGM, permitindo uma grande diversidade, sem prejuízo do requintado paladar.

Daí, não ser surpresa alguma, ao viajar para outros países, encontrar pratos tipicamente mineiros em cardápios internacionais de renomados restaurantes.

E o prazer de receber visitantes estrangeiros que, logo após sua chegada, perguntam sobre e demonstram desejo em experimentar várias de nossas atrações culinárias, não tem preço.

E mais: festivais gastronômicos são uma constante por aqui. Dificilmente você consegue escapar de um fim de semana sem que haja a possibilidade de desfrutar de verdadeiros sonhos de consumo, peças da culinária de dar água na boca somente em pensar.

Ainda bem que nós mineiros temos a característica de repartir nossos momentos de prazer extremo com todos os povos, difundindo e ensinando características de uma boa mesa àqueles que se interessam e têm bom gosto.

*(*) Consultor em Turismo e membro da FGM

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por