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A motocicleta ideal para quem não suporta garupa

Sérgio Melo* - Especial para Auto Papo
Publicado em 11/04/2015 às 13:01.Atualizado em 16/11/2021 às 23:35.
Chega de pensar nos outros! Quero curtir meus passeios sem depender de ninguém, sem palpites sobre a velocidade ou conversa-fiada pelo caminho. Liberdade para mim é uma moto “limpa”, com força de sobra e que me remeta à simplicidade do passado. Se meu amigo quiser ir, que seja na moto dele...

Com certeza é assim que pensa quem procura uma moto como a “Harley Davidson Street Bob”, que só tem assento para o piloto e acaba de chagar em solo brasileiro.

Total prazer na estrada. Com o motorzão 1.600, não tem aquela história de ficar mudando marchas, é só acelerar de sexta mesmo que ela sobe, desce, ultrapassa e vai embora. No ouvido o delicioso ruído do motor bi-cilindrico, que quanto mais se força em baixas rotações, mais gostoso fica. Pendure-se no guidão alto estilo “seca-sovaco”, deite-se generosamente na próxima curva, encha a mão no acelerador e deixe o asfalto passar sob você...

Harley-Davidson Street Bob

O que é?

Estilo Bobber – Saudosismo e simplicidade das décadas de 20 e 30. Recém-chegada em solo brasileiro, nos EUA existe desde 2006.

Onde é feita?

Fabricação americana, com montagem em Manaus.

Quanto custa?

R$ 44.400

Com quem concorre?

Ela não tem concorrentes no Brasil. “Forçando a barra”, mas em outro estilo e maior, a Triumph Thunderbird Storm pode agradar a quem gosta da “Street Bob”. Nos Estados Unidos, a marca “Indian” produz modelos semelhantes.

Como anda?

Muita força em baixas rotações, arrancadas rápidas e fôlego na estrada. O fabricante não divulga, mas estima-se potência de 70 cv, final 170 km/h e 0 a 100 em 5 seg. Ciclística leve com reações do guidão adequadas à inclinação e firmeza nas curvas.

Como para?

O freio ABS com apenas um disco na dianteira e na traseira dá conta do recado. Tem ação suave, sem excessiva vibração do pedal e manete.

Como bebe?
 
Consumo médio cidade/estrada 18 km/l.

Comportamento:
 
A entrega suave e progressiva de potência agrada. Arranca super rápido, matem altas velocidades na estrada e é fácil de manobrar impulsionando pelos pés. Ciclística fácil e baixo centro de gravidade proporcionam curvas deliciosas. O câmbio com 6 marchas tem engates menos brutos que os modelos mais antigos. Falta eletrônica para customizar as reações, se bem que essa é justamente a proposta dela, “simplicidade”.

Acabamento:
 
Montagem e acabamento primorosos.

Conclusão:
 
Deliciosa viagem à simplicidade do passado com muita força no motor 1.600 e dinâmica agradável e leve. Na estrada prazer e segurança. O comportamento estável permite curvas longas com bastante inclinação. Com “selim” que comporta apenas o piloto, guidão alto e posição de pilotagem tipo “seca sovaco”, induz à descontração e passeios introspectivos.

Pontos positivos

• ESTILO
• FORÇA
• ESTABILIDADE

Pontos Negativos
 
• FALTA ELETRÔNICA
• NÃO LEVA GARUPA

(*) Engenheiro e perito judicial
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