Chega de pensar nos outros! Quero curtir meus passeios sem depender de ninguém, sem palpites sobre a velocidade ou conversa-fiada pelo caminho. Liberdade para mim é uma moto “limpa”, com força de sobra e que me remeta à simplicidade do passado. Se meu amigo quiser ir, que seja na moto dele...
Com certeza é assim que pensa quem procura uma moto como a “Harley Davidson Street Bob”, que só tem assento para o piloto e acaba de chagar em solo brasileiro.
Total prazer na estrada. Com o motorzão 1.600, não tem aquela história de ficar mudando marchas, é só acelerar de sexta mesmo que ela sobe, desce, ultrapassa e vai embora. No ouvido o delicioso ruído do motor bi-cilindrico, que quanto mais se força em baixas rotações, mais gostoso fica. Pendure-se no guidão alto estilo “seca-sovaco”, deite-se generosamente na próxima curva, encha a mão no acelerador e deixe o asfalto passar sob você...
Harley-Davidson Street Bob
O que é?
Estilo Bobber – Saudosismo e simplicidade das décadas de 20 e 30. Recém-chegada em solo brasileiro, nos EUA existe desde 2006.
Onde é feita?
Fabricação americana, com montagem em Manaus.
Quanto custa?
R$ 44.400
Com quem concorre?
Ela não tem concorrentes no Brasil. “Forçando a barra”, mas em outro estilo e maior, a Triumph Thunderbird Storm pode agradar a quem gosta da “Street Bob”. Nos Estados Unidos, a marca “Indian” produz modelos semelhantes.
Como anda?
Muita força em baixas rotações, arrancadas rápidas e fôlego na estrada. O fabricante não divulga, mas estima-se potência de 70 cv, final 170 km/h e 0 a 100 em 5 seg. Ciclística leve com reações do guidão adequadas à inclinação e firmeza nas curvas.
Como para?
O freio ABS com apenas um disco na dianteira e na traseira dá conta do recado. Tem ação suave, sem excessiva vibração do pedal e manete.
Como bebe?
Consumo médio cidade/estrada 18 km/l.
Comportamento:
A entrega suave e progressiva de potência agrada. Arranca super rápido, matem altas velocidades na estrada e é fácil de manobrar impulsionando pelos pés. Ciclística fácil e baixo centro de gravidade proporcionam curvas deliciosas. O câmbio com 6 marchas tem engates menos brutos que os modelos mais antigos. Falta eletrônica para customizar as reações, se bem que essa é justamente a proposta dela, “simplicidade”.
Acabamento:
Montagem e acabamento primorosos.
Conclusão:
Deliciosa viagem à simplicidade do passado com muita força no motor 1.600 e dinâmica agradável e leve. Na estrada prazer e segurança. O comportamento estável permite curvas longas com bastante inclinação. Com “selim” que comporta apenas o piloto, guidão alto e posição de pilotagem tipo “seca sovaco”, induz à descontração e passeios introspectivos.
Pontos positivos
• ESTILO
• FORÇA
• ESTABILIDADE
Pontos Negativos
• FALTA ELETRÔNICA
• NÃO LEVA GARUPA
• NÃO LEVA GARUPA
(*) Engenheiro e perito judicial