
Dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) mostram que cresceu em 5% o número de empresas que foram abertas no Estado, de janeiro a julho de 2017.
De acordo com as informações, 24.650 empresas foram constituídas em todo o estado nos sete primeiros meses de 2017, enquanto no mesmo período do ano passado o total foi de 23.494 novos negócios.
O item da indústria classificado como “construção de edifícios” é um dos sinais que retratam a recuperação dos indicadores: 992 empresas foram abertas enquanto 479 foram fechadas.
No comércio, o item “restaurantes e similares” também apresentou reação, com abertura de 1.175 estabelecimentos e fechamento de 899.
Segundo a diretora de Registro Empresarial da Jucemg, Lígia Xenes, o governo está trabalhando “para desburocratizar cada vez mais a abertura de novas empresas, bem como o processo de baixa ou fechamento de empresas, por meio do Registro Digital que integra 128 municípios mineiros.
Ela observa que a integração é importante para o cidadão, mas também para o Estado e os municípios terem conhecimento, para finalidades diversas, de todas as atividades econômicas estabelecidas.
A primeira etapa para abrir um novo negócio é a consulta de viabilidade, apresentando informações como endereço, atividade e o nome da futura empresa. Com a participação do município no levantamento, a Junta Comercial tem a competência de responder positiva ou negativamente em poucos dias.
Algum tempo atrás, a demora de meses não era apenas para abrir uma empresa, mas também para fechá-la em Minas Gerais.
Com a implantação do registro simplificado a Jucemg realiza o fechamento em apenas dois dias, trabalho integrado com os órgãos fiscais e arrecadadores, como Receita Federal, Receita Estadual, INSS e Caixa Econômica Federal (CEF).
“Se a empresa tiver alguma dívida, isso não será mais empecilho para encerrar as atividades. O débito será cobrado das pessoas físicas responsáveis pela empresa”, explica a diretora da Jucemg.
Microempreendedor individual
A formalização dos Microempreendedores Individuais (MEIs) registrou uma queda de 17% em Minas Gerais. No ano passado foram 109.980 profissionais que se tornaram MEIs contra 90.782 em 2017.
Houve menos formalização do MEI em 2017, mas também houve menos fechamentos. O número de microempreendedores individuais que deram baixa em seus registros de janeiro a julho deste ano foi de 6.099, 41% menos do que no mesmo período do ano passado, de 10.251, segundo informações do Sebrae MG.