Há quase 20 anos surpreendendo com suas criações nas passarelas do país e do exterior, o estilista Ronaldo Fraga comemora 35 coleções lançadas com a exposição "Caderno de Roupas, Memórias e Croquis". A mostra entra em cartaz na futura Casa Fiat de Cultura, a partir de quarta-feira (10).

Mas não pense você que vai encontrar uma espécie de "retrospectiva" de roupas desenhadas por ele. Ronaldo explica que decidiu privilegiar seu trabalho como ilustrador, a moda como um registro gráfico. “Tem a roupa, é claro, mas preferi me desviar da armadilha de ter que escolher essa ou aquela roupa”, disse.

Serão nove ambientes com instalações que trazem material gráfico, croquis, vídeos e roupas. Um verdadeiro mergulho no universo criativo de Fraga, que transforma a cultura brasileira em arte para vestir.

A moda acabou?

"A moda acabou e acabou mesmo. Pelo menos como conhecíamos...", reafirmou o estilista.

Em uma "carta de despedida" escrita após o São Paulo Fashion Week de 2011. Fraga anunciou que não faria mais dois desfiles por ano. "Para mim, o desfile, hoje, é apenas mais uma coisa, mais uma face do meu trabalho. Me dá muito prazer, mas o desenho é o lugar onde a moda tende a caminhar. O diálogo da moda com outras frentes...", revelou.

No entanto, os fãs de Fraga não precisam se alarmar, porque o estilista não vai abandonar o mundo fashion. "O que quer que eu venha a fazer, quer seja exposição, arte contemporânea ou cinema, sempre vou fazer com meu olhar de estilista. Não tenho nenhuma pretensão de ser artista. O que me emociona é essa história do corpo como suporte para isso. Muito mais que prazeroso, é uma questão de sobrevivência. Quando penso uma exposição como essa, não penso que estou fazendo uma coisa para os olhos de um designer ou para o pessoal da moda. Faço para crianças e idosos. Gosto de ver seus olhos brilhando. Agora, se isso motivar algum estilista, melhor ainda", conclui.

A mostra fica em cartaz na capital mineira até o diz 9 de dezembro. Depois, deve seguir para outras capitais tupiniquins.

Apesar de ter se despedido das duas edições anuais do SPFW, Fraga vai apresentar sua coleção Primavera/Verão em outubro, sua segunda em 2012. Na ocasião, lançará um registro da exposição, o livro “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”, que leva o mesmo nome da mostra. A publicação chega à Belo Horizonte em novembro, no Minas Trend Previw.

 

Ronaldo Fraga
Fraga completa 35 coleções e terá uma exposição com parte da sua obra (Marcelo Belém/Divulgação)



Serviço

"Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis" - De 10 de outubro a 09 de dezembro de 2012, na futura Casa Fiat de Cultura (Praça José Mendes Júnior, s/n, Lourdes, no Circuito Cultural Praça da Liberdade). Funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 21 horas. Aos domingos, das 10 às 18 horas. Funcionamento normal nos feriados (exceto segundas). Entrada franca. Informações: 31 3239-2014.