Coleções masculinas apostam em estética militarista

Lady Campos* - Do Hoje em Dia
30/10/2012 às 18:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:43
 (Agência Fotosite)

(Agência Fotosite)

SÃO PAULO - A estética militar fisgou de vez as coleções masculinas apresentadas até agora na passarela do São Paulo Fashion Week, edição inverno 2013. Marcas como a gigante Ellus, que se apresentou no primeiro dia do evento, e o autoral João Pimenta, que iniciou os desfiles do segundo dia, recriaram para o repertório de frio peças ancoradas na alfaiataria estruturada, sem dispensar itens que fazem parte do universo de guerra, como insígnias, brasões e patentes.

Enquanto na Ellus o jeanswear, carro-chefe da marca, ressurge no denim com aspecto bruto e em peças com cara de couro por força do tecido Leather Denim Ellus, a coleção do mineiro João Pimenta reúne alfaiataria requintada acrescida de referências herdadas do figurino de sambista dos anos 30 (leia-se calças mais curtas e interferências de pregas de diversos comprimentos).

Em ambas as coleções, a silhueta sequinha marca presença. Marmanjos que se cuidem porque para ficar elegante com camisa dentro da calça, como propôs Ellus e João Pimenta,  é preciso exibir silhueta enxuta. Com a alfaiataria mais estruturada, materiais mais pesados, como  lã, couro, seda dupla e sarja, ganham força e deixam o homem mais elegante

A proposta de João Pimenta é arrojada e moderna e, ao que tudo indica, pode fazer marmanjos de plantão torcer o nariz para a cintura demasiadamente marcada ou para a bainha mais curta das calças criadas por ele. Sem falar no laço de fita arrematando o colarinho ou no leque de tecidos com brilho, a exemplo de veludo, couro e sarja com glitter.  O estilista, no entanto, acredita em novas possibilidades para a indumentária masculina.  Tanto é que recentemente a marca passou por mudanças. O estilista não só fechou a loja da Vila Madalena como mantém agora uma oficina/escritório no bairro Pinheiros, uma espécie de ateliê sob medida.

Para sacudir a galera que compareceu  ao primeiro desfile do segundo dia de SPFW, João convidou o músico Filipe Catto e banda que embalaram o público com o bom e velho samba. E foi no ritmo da marchinha” Oh Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, que o estilista foi calorosamente aplaudido. 

(*) A jornalista viajou a convite do evento 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por